Obras - Segunda-feira, 01 de Julho de 2013

Prefeitura aguarda resposta para solução da recuperação na Marginal dos Cavalos

Marginal dos Cavalos

Prefeitura aguarda resposta para solução da recuperação na Marginal dos Cavalos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, salienta que o atual estado da Marginal dos Cavalos vem de vários anos de abandono; mesmo assim a administração atual vem fazendo reparos nos pontos mais críticos e deteriorados da via.

A Prefeitura, informa que o projeto elaborado pela gestão anterior, sobre o recapeamento e recuperação de pavimento da Avenida Marginal do Ribeirão dos Cavalos, foi realizado a partir de projetos básicos, sem que houvesse uma única sondagem para constatação da real situação do solo/ subsolo, das bases e sub-base existentes.

O projeto também não previu reforço da base e da sub-base sob as guias, sarjetas e passeio público, a qual iria futuramente provocar infiltrações e consequentes danos. A administração atual fez estudos aprofundados para a reformulação do projeto.

Quanto ao empréstimo de R$ 3 milhões junto ao Governo Estadual através do Programa Via SP, não era suficiente para a realização da obra, embora o financiamento não ter sido cancelado, encontra-se apenas suspenso, eis que   contemplava apenas metade (50%) da extensão da via. No início deste ano o Governo Federal disponibilizou financiamento através do PAC 2 – 3ª ETAPA, com melhores taxas de juros e carência ao município, além de contemplar 100% de recapeamento da via. O projeto reformulado está orçado em R$ 6 milhões.

O município cadastrou uma proposta para revitalização e recuperação de toda a extensão da Marginal dos Cavalos. Na última semana, a Prefeitura Municipal recebeu um ofício do agente financeiro, responsável pela intermediação do convênio com o Governo Federal, informando que toda documentação solicitada pela portaria Ministerial nº 211/2013 foram devidamente apresentados dentro do prazo estabelecido. Sendo assim, a Prefeitura aguarda análise de carta consulta entregue no Ministérios das cidades com resposta para os próximos dias. Havendo o aval para o financiamento, será aberta a licitação para que uma empresa realize as melhorias na via.