Saúde - Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Mutirão da Saúde atendeu centenas de pessoas e vacinou animais no Monte Santo

Ação é uma parceria com a FSP para exames de prevenção à saúde

Mutirão da Saúde atendeu centenas de pessoas e vacinou animais no Monte Santo

Aproximadamente 250 pessoas receberam atendimento no Mutirão da Saúde, no Monte Santo, realizado no sábado (18). Durante a ação, realizada pela Prefeitura de Itapetininga em parceria com os alunos de enfermagem, biomedicina, farmácia e fisioterapia da FSP (Faculdade Sudoeste Paulista), também foram imunizados mais de 340 cães e gatos pelo Departamento de Controle de Zoonoses.

Além do Monte Santo, o Mutirão da Saúde já foi realizado em 4 bairros rurais de Itapetininga. Além disso, os alunos da FSP realizaram os atendimentos também em ações que reúnem centenas de pessoas. Mais de 1.500 já realizaram os exames de prevenção à saúde.

Para a moradora do bairro, Maria do Carmo Siqueira da Silva, de 66 anos, a ação é importante porque cuida da saúde das pessoas. “Estou em dia com meus exames, mas, mesmo assim, hoje fiz o teste de pressão, diabetes e aproveitei para vacinar o meu cachorro”, comentou.

Já para a coordenadora da unidade de saúde do Monte Santo, o Mutirão facilitou bastante para os moradores que não podem comparecer ao posto durante a semana.

Durante o Mutirão da Saúde, os moradores tiveram a chance de fazer exames preventivos de saúde. A proposta é sempre oferecer ações como, aferição de pressão arterial e exames de glicemia, além da realização de atividades físicas voltadas a correções posturais, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e, também, orientações sobre o descarte correto de medicamentos.

O professor de fisioterapia, Heverson Felipe, enfatizou que os exercícios e testes aplicados em cada pessoa oferece a oportunidade para os novos hábitos. “São testes de caminhada, atendimento ortopédico, além de um diálogo aberto sobre os hábitos de cada um. A partir disso, podemos orientar para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida”, alegou.

Junto com a ação, a Campanha Antirrábica também vacinou mais de 340 cães e gatos. Com isso, já foram imunizados no município aproximadamente 12 mil animais de estimação durante o ano. A previsão é vacinar 20 mil cães e gatos em 2017.

O agente de Fiscalização do Departamento de Controle de Zoonoses, salientou que a campanha vem atendendo animais de várias partes da cidade. “É muito importante que todos os cães e gatos sejam vacinados anualmente. A partir dos 3 meses de idade e apresentando bom estado de saúde”, completou.