Promoção Social - Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017

Abertura da Virada Inclusiva reúne centenas de pessoas no Auditório Municipal “Alcides Rossi”

Público presente pode acompanhar apresentações da APAE

Reflexão. Este foi o maior legado deixado pelo evento de abertura da Virada Inclusiva, realizado em Itapetininga nesta sexta-feira (1º), no Auditório Municipal “Alcides Rossi”.

Estiveram presentes representantes de diversas entidades, associações e departamentos municipais que atendem as pessoas com deficiência na cidade, além de professores e alunos de diversas escolas.

O público presente pode acompanhar apresentações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga – CEPREVI, Departamento de Educação Inclusiva e Suporte ao Ensino e a Aprendizagem – DEISA, Centro Municipal de Reabilitação e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Perguntada sobre o sucesso do evento, a secretária da Promoção Social resumiu a ação como fruto de um trabalho em equipe. “Temos uma equipe maravilhosa, engajada, que realmente ‘abraça a ideia’ e faz acontecer. Todos estão super envolvidos na Virada Inclusiva e estou muito grata pelo esforço de cada um”, comentou satisfeita a secretária.

Num dos momentos mais descontraídos do encontro, durante uma roda de conversa com o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Wesley Gamaliel e um funcionário público, ambos deficientes visuais, a aluna do 3º ano, Beatriz Helena, da EMEI “Adalberto Christo das Dores” não teve dúvidas ao responder qual o principal motivo das pessoas com deficiência não saírem com frequência de suas casas. “Falta de acesso”, respondeu imediatamente a menina de 9 anos sob os aplausos do público presente.

Também, como convidada especial, esteve presente a coordenadora do Museu do Futebol em São Paulo, Ialê Cardoso e sua equipe que deram uma palestra sobre a acessibilidade e as experiências na área da inclusão.

Fortalecendo os laços de amizade com a cidade de Itapetininga, Ialê Cardoso fez questão de presentear o secretário da Cultura e Turismo e a secretária da Promoção Social com um exemplar de um livro sobre o Museu do Futebol, adaptado para pessoas com deficiência e um DVD com o tema “Deficiência”.