Saúde - Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Ouvidoria SUS

O que é a Ouvidoria do SUS?

Ouvidoria SUS

O que é a Ouvidoria do SUS?

É um instrumento de participação social, que possibilita ao usuário do SUS - Sistema Único de Saúde participar da gestão da saúde de seu município.

Caracteriza-se por ser um espaço democrático e opinativo com interação entre o cidadão e a administração pública, por meio de sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios, de forma ética, responsável e organizada.

O compromisso da ouvidoria é formar vinculo humanizado com o usuário do SUS, estimulando a participação popular, afim de fortalecer a gestão participativa do SUS.

Em qual situação devo usar a Ouvidoria do SUS?

A Ouvidoria do SUS registra informações pertinentes ao SUS, ou seja, todas as áreas e setores da saúde no município.

Pela Ouvidoria é possível registrar, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios relacionados ao atendimento da rede de saúde de Itapetininga.

O serviço consiste na formalização da opinião do usuário junto ao setor público, que terá como competência analisar, avaliar e enviar para os responsáveis dos setores, para que seja possível apresentar resposta aos questionamentos da população.

Como utilizar o serviço da Ouvidoria?

Em Itapetininga, os usuários podem registrar suas manifestações de três formas: telefone, internet, presencial ou carta.

Pelo telefone: O usuário deverá ligar no telefone 08007743990, o atendente solicitará informações sobre usuário, é necessário informar documentos de identificação e cartão SUS, após o registro do pedido será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação.

Por internet: Acesse o site da prefeitura de Itapetininga no endereço: https://www.itapetininga.sp.gov.br/ e clique em Ouvidoria Municipal do SUS, você será redirecionado para página da ouvidoria, escolha a opção que deseja acessar que pode ser registrar solicitação ou acompanhar solicitação.

Presencial ou carta: Caso o usuário queira ir pessoalmente ou enviar carta para formalizar sua solicitação, deve comparecer ou escrever para: Ouvidoria do SUS Itapetininga - Rua Cônego Sizenando Cruz Dias, 935, centro. CEP 18.200-135 - Itapetininga/SP.

Fiz minha solicitação e agora o que devo fazer?

Após a inserção de sua solicitação os técnicos da Ouvidoria encaminharão para o responsável do serviço para esclarecimentos.

O usuário poderá acompanhar este processo acessando o site e informando o número do protocolo, não é possível consultar por nome do usuário ou data, apenas pelo número do protocolo.

O responsável pelo setor questionado terá prazo para apresentação de resposta à solicitação, este processo é informatizado e totalmente documentado.

Após recebimento da resposta do setor, a ouvidoria entra em contato com o solicitante e disponibiliza para consulta a resposta da solicitação.

Vale lembrar que as informações do usuário e sua solicitação são confidenciais e sigilosas.

Qual a diferença de registrar minha reclamação, sugestão, elogio ou denúncia pela ouvidoria do SUS?

Diferentemente de outras plataformas digitais de atendimento aos usuários do SUS que não são específicas ou não fazem parte de domínio da gestão pública, a Ouvidoria do SUS é o canal adequado para você realizar sua solicitação, pois é um sistema seguro que garante ao usuário resposta adequada e técnica de seus questionamentos, pois as respostas ou soluções são realizadas por técnicos que atuam na saúde pública.

Por se tratar de meio de comunicação oficial e reconhecido pelo governo federal e Ministério da Saúde, todo trâmite dos chamados são totalmente oficializados e certificados, transformando sua solicitação em documento oficial.

Somente por meios oficiais de comunicação sua solicitação ou questionamentos poderão ser respondidos de forma adequada e com legitimidade.