Saúde - Terça-feira, 17 de Abril de 2018

Prefeitura arrecadou mais de R$ 220 mil com Leilão e shows solidários da 48ª ExpoAgro

Ao todo foram R$ 228.560,00

Prefeitura  arrecadou mais de R$ 220 mil com Leilão e shows solidários da 48ª ExpoAgro

A Prefeitura de Itapetininga anunciou durante coletiva de imprensa realizada na manhã nesta terça-feira (17) a quantia que foi arrecadada com o Leilão Solidário e parte da renda de dos dois shows solidários realizados na 48ª ExpoAgro. Ao todo, foram R$ 228.560,00 (duzentos e vinte e oito mil e quinhentos e sessenta reais).

O Leilão Solidário arrecadou com a entrada de convidados: R$ 15.750,00 e com 24 itens, entre animais e objetos, foram arrecadados R$ 124.600,00, num total de R$ 140.350,00.

Com o primeiro show solidário, que foi no dia 6 de abril com a dupla Cléber e Cauan e o grupo Turma do Pagode, foi arrecadado R$ 39.600,00.

Com o segundo show solidário, que foi no dia 14 de abril com o cantor Michel Teló, foi arrecadado R$ 48.610,00.

O Leilão Solidário e os shows foram acompanhados por comissões de fiscalização da prefeitura. Durante todos esses dias, as comissões atuaram na festa.

“Com esse valor compraremos o ‘Mamógrafo Convencional’ que faz a radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. Em Itapetininga existem 632 pessoas aguardando o exame. Quem ganha é a nossa cidade”, destacou a Secretária da Saúde.

O aparelho convencional, no valor médio de R$ 220 mil, utiliza um filme que após a exposição da mama ao raio-x deve ser processado. No ano passado, a Secretaria da Saúde fez uma parceria com o Estado e trouxe ao município a Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”. Foram quase 1.500 atendimentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A Prefeitura já fez a cotação do aparelho e nos próximos dias dará início ao processo de licitação. Caso o aparelho seja comprado com um valor inferior, o restante será investido na aquisição de poltronas que serão colocadas na ala de internação do Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”.