Esportes e Recreação - Quarta-feira, 09 de Maio de 2018

“Domingo no Parque” é transferido para a região do Complexo Esportivo Municipal e Marginal do Chá

Novidade é que trecho da marginal será interditado todos os domingos para prática de atividades

O esporte nunca foi tão valorizado em Itapetininga. Pela primeira vez na história da cidade um Complexo Esportivo Municipal foi entregue à população sem custos ao município. O espaço denominado “João Trindade Gomes Filho - Coca” fica ao lado do Ginásio de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, na Vila Barth, e o novo local será utilizado para a realização do projeto “Domingo no Parque” a partir deste fim de semana (domingo, dia 13).

A ideia é que todas as atividades do “Domingo no Parque” sejam realizadas no local, das 9h às 16h, já que possui melhor infraestrutura. A novidade é que um trecho da marginal (nos dois sentidos), que vai da rotatória do Cristo, na vila Barth, até o viaduto da avenida Nisshimbo do Brasil, será interditado todos os domingos para que as pessoas possam caminhar, correr, andar de bicicleta, patins, entre outras atividades para a realização do projeto.

O projeto “Domingo no Parque”, que recentemente completou um ano de implantação, oferece às famílias atividades diversas como vôlei, badminton, tênis de mesa, slackline, futebol, além de um redário e colchonetes para relaxamento e leitura.

Além das atividades já conhecidas pela população, neste domingo a Secretaria da Educação levará ao local o ônibus “Biblioteca Itinerante” com mais de 1.000 títulos para estimular o hábito da leitura nas crianças. A Secretaria de Trânsito também prepara uma atividade em comemoração ao Maio Amarelo. Crianças de até 10 anos poderão trafegar pela “mini-cidade”, atividade que conta com semáforos, sinalização de placas, um ambiente educativo para trafegar de bicicleta.

Ainda, uma tenda da Secretaria da Saúde também estará no local com orientações. Para cães e gatos, o Departamento de Controle de Zoonoses oferecerá a vacinação antirrábica.

Rotas alternativas

A Secretaria de Trânsito orienta que, como rotas alternativas para acessar a vila Barth, os motoristas poderão utilizar a rua Quintino Bocaiuva e descer a avenida João Barth. Além disso, também pela rua Quintino Bocaiuva, com acesso até a rotatória da avenida Nisshinbo do Brasil.

O local estará devidamente sinalizado e a Guarda Civil Municipal dará apoio aos motoristas e pedestres.

Complexo Esportivo Municipal

O complexo foi inaugurado no último sábado, dia 5, e passou por obras de reforma e construção para incentivar a prática de modalidades esportivas. A pista de skate do local foi ampliada em mais 100 metros, também foi construída mais uma pista em forma de “bowl” (espécie de piscina) para a prática da modalidade, além de um campo oficial de futebol, uma pista de bicicross, pista de caminhada e ritmos e três minis quadras de basquete 3X3. O local terá ainda um posto fixo Guarda Civil Municipal para reforçar a segurança.

A idealização do projeto foi feita em parceria com o Procurador da Justiça do Trabalho da região, Gustavo Rizzo Ricardo, com verba liberada pelo Ministério Público do Trabalho e Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, graças ao trabalho do Promotor Leandro Conte de Benedicto.

Praça dos Três Poderes

Algumas atividades permanecem fixas no Praça dos Três Poderes, Jardim Marabá. A rede de vôlei e o redário estão fixados no local para que a população possa desfrutar de momentos de relaxamento e prática de atividades físicas.

“Domingo no Parque”

Data: a partir de 13 de maio (sempre aos domingos)

Local: Trecho da Marginal do Chá (rotatória do Cristo ao viaduto da av. Nisshimbo do Brasil) e Complexo Esportivo Municipal “João Trindade Gomes Filho”- rua Jacira Aires Holtz, 230, vila Barth.

Horário de funcionamento: das 9 às 16 horas

Complexo Esportivo Municipal “João Trindade Gomes Filho – ‘Coca’”

Aberto todos os dias

Horário de funcionamento: das 8 às 22 horas

Local: rua Jacira Aires Holtz, 230, vila Barth.