Fundo Social de Solidariedade - Sexta-feira, 18 de Maio de 2018

Alunos do curso de Padaria Artesanal do Fundo Social aprendem a fazer pão de ervas

Saudável, barato, fácil e feito com muito carinho

Saudável, barato, fácil e feito com muito carinho. Alunos do curso de Padaria Artesanal do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga tiveram uma aula bem especial e aprenderam como fazer “Pão de Ervas”.

Durante três meses, eles aperfeiçoam a habilidade e vão usar para fazer em casa e também para vender, como fonte de renda. “Este curso qualifica os alunos e capacita para que eles possam abrir o próprio negócio e aumentar a renda familiar. Em uma aula por semana, cada um aprende uma técnica nova”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

O curso tem por objetivo qualificar profissionais e capacitar agentes multiplicadores na produção de 10 (dez) tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.

Para quem quiser fazer em casa é fácil e rende 23 porções, aprenda:

Ingredientes:

1 copo de leite fervente (240ml)

3 cebolas médias (336g) e 3 dentes de alho descascados (12g)

1 copo de óleo (240ml)

1 colher (sopa) rasa de açúcar (10g)

2 colheres (sopa) de sal (28g)

3 ovos (195g)

3 tabletes ou 45g de fermento biológico fresco

1 maço de salsinha e cebolinha (180g)

3 galhos de manjericão fresco (20g)

1 ramo de alecrim (5g)

2 colheres (café) de orégano (1g)

Farinha de trigo até dar o ponto (aproximadamente 1kg)

1 gema peneirada com café (para pincelar os pães)

Técnica de Preparo:

Bata no liquidificador o leite fervente com a cebola e o alho e deixe amornar. Acrescente óleo, açúcar, sal, ovos, fermento, salsinha e cebolinha, manjericão, alecrim e orégano. Despeje em uma vasilha e acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Se tiver dificuldade, coloque numa mesa polvilhada com farinha e continue acrescentando farinha no sentido das laterais para o centro até que fique lisa e homogênea e não grude nas mãos, tendo o cuidado de não colocar tanta farinha para não deixar a massa dura. Faça uma bola com toda a massa. Coloque em uma vasilha com tampa e deixe crescer até dobrar de volume. Amasse novamente a massa e retire o ar. Faça os pães no formato de bolinhas e coloque-os lado a lado em uma assadeira retangular grande, untada com margarida. Pincele com a gema com café e deixe-os crescer por cerca de 5 minutos. Asse em temperatura baixa e aumente para média pouco antes de começar a dourar.