Saúde - Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

2° Mutirão de Cirurgias de Catarata

Melhor qualidade de vida a dezenas de pacientes

2° Mutirão de Cirurgias de Catarata

Poder ver com nitidez as cores de uma manhã ensolarada e retomar as atividades de rotina. Essas são as expectativas dos primeiros 70 pacientes atendidos no 2° Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado neste sábado (23) e no domingo (24) no Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes", em Itapetininga.

Após passarem por aferição de pressão arterial e de níveis de diabetes, os pacientes aguardavam sua vez no atendimento devidamente preparados e com colírio dilatador já aplicado.

De acordo com o administrador da Sociedade Beneficente São Camilo, que atualmente gerencia o Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes", no domingo (24) outras 60 pessoas já estão cadastradas para passar pelo procedimento. "Amanhã os pacientes passarão pelo mesmo atendimento de checagem inicial. Isto é para garantir a segurança e sucesso no procedimento. O resultado deste segundo mutirão está sendo extremamente positivo", afirmou.

Aguardando a cirurgia, um grupo animado comentava suas experiências diárias diante da limitação imposta pela perda gradativa da visão.

"É ruim porque a gente não consegue ler. Eu mesma tenho dificuldade para costurar também. No primeiro mutirão fiz o olho esquerdo e agora vou fazer o direito", contou a pensionista Alair Santos da Silva, de 74 anos.

Já a aposentada Maria das Dores, 70 anos, era uma das mais animadas. "Eu já fiz a vista direita e agora vou 'terminar o serviço', fazendo o olho esquerdo", comentou entre risos. E completou com muito bom humor. "Como disse o médico, vou trocar o farol do fusquinha".

O médico a quem Dona Maria das Dores se refere é o oftalmologista Victor Simonsele, responsável pela equipe que atua nas cirurgias. Com a experiência de quem já realizou mais de 20 mil procedimentos, o cirurgião participa pela segunda vez do Mutirão de Cirurgias de Catarata no município.

A pensionista Daria Maciel, de 69 anos, não escondia a felicidade na saída após o procedimento. "Confesso que estava com um pouquinho de medo, mas não doeu nada. Foi rapidinho, uns 10 minutinhos e pronto. O médico é muito bom", concluiu com um largo sorriso no rosto.

Sobre o "Mutirão de Cirurgias de Catarata"

Anunciado no último dia 14, o 2° Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado pela Prefeitura de Itapetininga tem como objetivo zerar a fila de novos casos de catarata diagnosticados no município.

Numa parceria com o Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes", administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, serão atendidos aproximadamente 130 pacientes já cadastrados, exclusivamente de Itapetininga.

No 1° Mutirão de Cirurgias de Catarata, realizado em abril do ano passado, aproximadamente 500 pacientes passaram pelo procedimento zerando uma fila de espera que vinha desde 2015.