Saúde - Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

Ação no centro de Itapetininga marca Dia Mundial de Luta contra as Hepatites

Confira

Ação no centro de Itapetininga marca Dia Mundial de Luta contra as Hepatites

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, pensando nisso a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga estará realizando ações de conscientização e detecção da hepatite C.

O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?

São doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado. As hepatites podem levar à cirrose e ao câncer. Existem vários tipos de hepatites, classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.

COMO SABER SE TENHO HEPATITE C?

Até 1993, não havia teste para detecção de hepatite C. Muitas pessoas foram infectadas por transfusão de sangue e compartilhamento de material para injeção. Recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos de idade. O teste de hepatite C está disponível gratuitamente nos serviços de saúde do SUS.

E SE FIZ SEXO SEM PROTEÇÃO?

O sexo desprotegido também pode transmitir as hepatites B e C. Se você não se protegeu durante as relações sexuais, procure um serviço de saúde para receber orientações e fazer os testes de hepatites B e C e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

E SE EU ESTIVER COM HEPATITE C?

A doença é silenciosa e só apresenta sintomas quando avançada. Por isso, é importante fazer o teste de hepatite C o quanto antes. Quando necessário, o médico indicará o tratamento, que pode ser realizado gratuitamente pelo SUS. É importante se vacinar para as hepatites A e B.

COMO É O TRATAMENTO DA HEPATITE C?

O SUS disponibiliza o tratamento para a hepatite C desde 2002. Em 2015, foram incorporados novos medicamentos para hepatite C crônica, permitindo uma terapia oral, com menos efeitos adversos. O tratamento tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz. Essa é uma conquista de todos e um compromisso do SUS com você.

COMO SE PREVENIR DA HEPATITE C?

Use preservativos, não compartilhe seringas e agulhas, escovas de dentes e lâminas de barbear e de depilar. É ideal que cada pessoa tenha seu próprio kit de manicure (tesoura, alicate, espátula etc.). Todo o material de tatuagem deve ser descartável.

Agora que você sabe mais sobre hepatites, confira a programação das ações de luta contra as hepatites virais em Itapetininga.

16 a 31/07 - Todas as unidades de saúde estarão intensificando a oferta do teste rápido de Hepatite C.

20 de Julho (Sexta-feira).

Local: Largos dos Amores

Será comemorado o “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”

A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga promoverá um evento com oferta de teste rápido para Hepatite C, orientações sobre HIV, Sífilis, Hepatites, Dengue além da presença de nutricionistas e ginástica laboral para os participantes.

29/07 - 09h às 13h - Domingo no Parque - Orientações e Testes Rápidos Hepatite C.