Trânsito e Cidadania - Terça-feira, 24 de Julho de 2018

Secretaria de Trânsito de Itapetininga anuncia mudanças em vias a partir do dia 28 de julho

Confira

Teve início nesta terça-feira (24) o trabalho de conscientização sobre as modificações no trânsito, que serão implantadas a partir do próximo dia 28, em vias de Itapetininga próximas à Estação Rodoviária. A principal alteração será no trecho da Av. Dr. José de Almeida Carvalho, da esquina da rua Senador José Hermírio de Moraes até o cruzamento da Av. Antônio Vieira de Moraes, que passa a ter mão dupla. De acordo com a Secretaria de Trânsito e Cidadania, isso permitirá fluidez e segurança para motoristas e pedestres.

As mudanças foram feitas após sugestões dadas por motoristas, pedestres e depois que um abaixo assinado com dezenas de assinaturas foi protocolado na Secretaria de Trânsito solicitando alterações.

Segundo o levantamento feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Itapetininga possui atualmente uma frota com aproximadamente 110 mil veículos.  Segundo a Secretaria de Trânsito e Cidadania, as mudanças são necessárias para melhorar o escoamento de veículos e segurança para motoristas e pedestres. “A malha viária do município é antiga, com ruas estreitas. De outro lado, cresce a frota todos os anos. Com isso, surgem pontos de lentidão e sobrecarga no fluxo em ruas paralelas, aumentando consideravelmente o risco de acidentes. A proposta serve para evitar este problema”, destaca a secretária de Trânsito e Cidadania.

Um dos principais exemplos do aumento do fluxo na região está na alta concentração de veículos na rua Acácio de Moraes Terra, hoje utilizada como uma das rotas alternativas a motoristas que trafegam sentido centro-bairro. Dados da secretaria apontam que a via é um dos principais pontos de colisão de veículos.

“Como houve um grande aumento do volume diário médio, a rua Acácio de Moraes Terra tornou-se uma ‘via coletora’ muito utilizada por motoristas. Com a mudança no trecho da Av. Dr. José de Almeida Carvalho, a tendência é que haja a distribuição deste fluxo, oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres”, explica a secretária durante vistoria no local.

Av. José de Almeida Carvalho (trecho entre as esquinas da rua José Hermírio de Moraes e av. Antônio Vieira de Moraes)

No quarteirão entre as esquinas da rua Sen. José Hermírio de Moraes e av. Antônio Vieira de Moraes a rua passa a ser de mão dupla. Para maior segurança, está sendo implantado no local um redutor de velocidade (lombada) nas duas faixas.

Av. Antônio Vieira de Moraes

Para os motoristas que sobem a av. Antônio Vieira de Moraes, ficam proibidas as conversões à esquerda para acessar a av. Dr. José de Almeida Carvalho e rua Padre Albuquerque. A orientação aos motoristas é para que seja feito o contorno na quadra seguindo pela continuação da av. José de Almeida Carvalho, sentido centro, fazendo o contorno sinalizado na junção com a rua Padre Albuquerque.

Também será desligado o semáforo do cruzamento entre a av. José de Almeida Carvalho x rua Antônio Vieira de Moraes

A Secretaria de Trânsito e Cidadania informa, ainda, que em toda a região das mudanças, a sinalização de solo e vertical serão reforçadas e que a Guarda Civil Municipal estará presente para orientar motoristas e pedestres.