Meio Ambiente - Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Educação Ambiental com Gestão Participativa

Educação Ambiental com Gestão Participativa

Ainda lembrando o Dia da Árvore, outras atividades marcaram a data em Itapetininga. No distrito do Rechã, foi realizada uma ação com a participação da comunidade local, desenvolvendo a educação formal e não formal.

Esta ação ocorreu em parceria com a Associação de Apicultores do Rechã e das Secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento e da Educação.

A ação foi desenvolvida em 3 etapas para elaboração de planejamento do projeto com sugestões dos alunos dos 8° e 9° anos, da Escola Estadual “Virgílio Silveira”.

Na primeira etapa houve uma palestra ''Trocando Ideias" onde a equipe da Secretaria do Meio Ambiente abordou os alunos para apresentar a intenção de fazer uma ação ambiental no local onde será construída a sede da APIS (Associação de Apicultores do Rechã). As informações e sugestões dos alunos foram registradas em uma ficha técnica individual, levando em conta os aspectos ambientais existentes no local. Neste momento eles passaram a ser a equipe gestora do projeto para analisar quais os procedimentos necessários para a sua execução.

Com os alunos, a Secretaria do Meio Ambiente já tinha se projetada para a 2ª etapa, para apresentar a proposta do projeto já formalizada para a reunião da APIS que ocorreu no dia 14, contendo na pauta debate de projetos socioambientais.

A 3ª etapa ocorreu na última sexta feira (21), com a realização do plantio de 300 mudas. Os alunos do 3° ano da Escola Municipal “Julieta Rolim” e moradores do bairro também marcaram presença e contribuíram com a ação. Eles receberam instruções de plantio de maneira dinâmica e lúdica.

As espécies arbóreas escolhidas se baseiam na contribuição para o ecossistema local com o intuito de exercer funções fundamentais para o bem estar humano, além de fornecer o mel e colonizar as plantas, tarefa essa, essencial para a produção de alimentos dos mais diversos tipos.

A expectativa é de que em um futuro próximo haverá no local, o cultivo de abelhas meliponárias, as conhecidas abelhas sem ferrão. Essa ação socioambiental foi produtiva, atingiu a expectativa esperada, pois o público participante promoveu a sustentabilidade socioambiental.