Saúde - Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018

Ações são desenvolvidas em Itapetininga no “Outubro Rosa”

Ações são desenvolvidas em Itapetininga no “Outubro Rosa”

Neste mês é realizada campanha mundial denominada Outubro Rosa, que têm como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença esta que se diagnosticada precocemente apresenta alta taxa de cura.

O câncer de mama é um dos mais comuns na população feminina, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. Apesar de apresentar maior prevalência na população feminina, pode acometer os homens também, a proporção de casos de câncer de mama na população masculina é de 1%.

Os sintomas podem ser percebidos nas fases iniciais e os mais comuns são:

- Nódulos, fixo e geralmente não apresentar dor é o mais comum dos sintomas;

- Pele da mama pode ficar retraída e avermelhada, parecida com casca de laranja;

- Pode ocorrer o surgimento de pequenos nódulos na axila e pescoço.

- Saída de líquido anormal das mamas.

Apesar do surgimento desses sintomas, é necessário avaliação médica e exames para diagnosticar de forma adequada o câncer de mama, porém é importante saber realizar o autoexame.

O câncer de mama é incomum antes dos 35 anos, após essa idade sua incidência aumenta significativamente indiferente se o país é desenvolvido ou em desenvolvimento.

Quais são os fatores de risco para desenvolvimento do câncer de mama?

Vários fatores podem estar relacionados com o surgimento do câncer de mama, entre eles estão: histórico familiar, idade (acima dos 50 anos), obesidade, consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo entre outros.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima-se que entre 2018 e 2019 serão diagnosticados 59 mil casos novos casos de câncer de mama.

Já o Câncer de Colo de Útero é causado pela infecção persistente pelo HPV (Papilomavírus humano), este vírus causa alterações nas células do útero que poderão evoluir para o câncer.

Estas alterações são facilmente identificadas pelo exame preventivo (Papanicolau) e quando tratado são curáveis na maior totalidade dos casos. Por isso a importância de realizar o exame para detecção do câncer.

As mortes por esse tipo de câncer aumentaram 28,6% em 10 anos

QUAIS SÃO OS SINTOMAS? A doença tem desenvolvimento lento e na fase inicial pode não apresentar sintomas, durante a evolução da doença pode ocorrer sangramento vaginal intermitente ou após relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal.

O tratamento deverá ser avaliado pelo médico e dependerá do estágio da doença, pode ser cirúrgico e radioterápico.

Assim, para celebrar o Outubro Rosa a Secretaria de Saúde de Itapetininga estará desenvolvendo de 01 a 10 de outubro ações de conscientização, orientação, atividades físicas e ofertas de exames (mamografia de rastreamento para maiores de 50 anos) em todas às Unidades de Saúde.

O objetivo é informar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e útero, o que pode ser feito para prevenir, como é feito o diagnóstico, realização do autoexame e os tratamentos.

Durante este período às Unidades de Saúde estarão realizando a coleta de Papanicolau em horários especiais, para saber quais os dias e horários da coleta, procure a unidade mais próxima de sua residência.

As ações nas Unidades serão realizadas por equipes multiprofissionais que estarão à disposição da população, entre os profissionais que participarão do Outubro Rosa, estarão: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Educadores Físicos entre outros.

No dia 10 de outubro, das 09 ás 16 horas no Centro Cultural de Itapetininga acontecerá o evento “Dia D de conscientização sobre o câncer de mama.”, serão oferecidos à população vários serviços: teste glicêmico, aferição da pressão arterial, testes rápidos, orientações sobre câncer, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV, qualidade de vida, alimentação saudável, cuidados com a saúde bucal.

Não perca esta oportunidade de saber mais sobre os cuidados com à sua saúde, pois a melhor forma de se prevenir é conhecer.