Saúde - Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018

Prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose 2018”

Prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose 2018”

Itapetininga recebeu neste mês, durante o Fórum Estadual de Tuberculose o Prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”. Trabalho feito pela equipe da Vigilância Epidemiológica e reconhecido em todo o Estado de São Paulo.

Itapetininga recebeu a premiação por conseguir 85% da cura dos pacientes. No ano de 2017 registramos 44 casos e em 2018 – até o momento – 33 casos.

O serviço continua focando neste tema tão importante e realizando ações a cerca desta doença. Nos meses de março e novembro, foram realizados eventos para buscar possíveis novos casos em diversos bairros da cidade. É realizada toda orientação sobre a doença e se a pessoa apresentar algum dos sintomas é feita a coleta para pesquisa de Baar (exame de escarro).

É importante ressaltar que todas as Unidades de Saúde estão aptas a fazer a coleta do exame de escarro e orientações; todos os casos positivos são encaminhados para a Vigilância Epidemiológica para início imediato do tratamento.

O que é Tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, ossos, cérebro, etc. A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse.

SINTOMAS: Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é de graça e deve ser iniciado imediatamente.

TRATAMENTO: O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de 6 meses, o tratamento não pode ser interrompido.