Obras - Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2019

Itapetininga entrega obras de revitalização da Lagoa “Regina Freire”

Itapetininga entrega obras de revitalização da Lagoa “Regina Freire”

A Prefeitura de Itapetininga entrega nesta segunda-feira (7), as obras de revitalização da Lagoa “Regina Freire” - popularmente conhecida como “Lagoa da Chapadinha”, um trabalho cooperativo e multidisciplinar das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Trânsito e Cidadania, Gabinete, Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Guarda Civil Municipal, que enfatiza o compromisso da gestão para com o desenvolvimento do lazer e o bem estar da população itapetiningana.

Localizada no bairro da Chapadinha, a Lagoa “Regina Freire”, ponto de lazer e diversão de famílias que buscam um ambiente agradável e harmonioso, passou por obras de revitalização, para proporcionar lazer, bem estar, diversão e segurança aos visitantes.

Recentemente foi instalado um parquinho infantil no local, para proporcionar às crianças brincadeiras divertidas, saudáveis e seguras. A “Lagoa da Chapadinha” conta, ainda, estacionamento e banheiro público.

Obras

Os trabalhos desenvolvidos pelas equipes da gestão municipal envolvem a construção de locais adequados para o comércio de alimentos. O objetivo é proporcionar melhores condições de organização e higiene aos comerciantes e clientes.

A Lagoa recebeu restauração arbórea, replantio da vegetação ao redor do lago, plantio 20 árvores ipês - das espécies roxas, amarelas e brancas -, e 30 mudas frutíferas, como jabuticaba, pitanga, goiaba, ameixa, etc.

Os materiais utilizados na produção das obras são provenientes de reutilização das coletas no Ecoponto, local público destinado ao descarte correto de resíduos, que realiza esta seleção desde o início dos trabalhos na Lagoa “Regina Freire”. Foram reciclados pneus, madeiras e outros materiais que, após passarem por uma triagem e preparação, são reaproveitados como lixeiras ecológicas e estrutura de madeira para recreação.

A partir do trabalho de reaproveitamento de pneus, foi possível à Prefeitura em conjunto da Secretaria de Educação, criar o projeto “Lixeira Ecológica”, que promove a alunos da rede municipal aulas de educação ambiental –, coordenados e monitorados por professores e auxiliares, as crianças têm a oportunidade de unir a teoria à prática. De acordo com uma contabilização da Secretaria do Meio Ambiente, já foram reciclados 1248 pneus em toda a cidade.

Na Lagoa “Regina Freire” não foi diferente. Em uma união entre a Prefeitura e estudantes da EMEF “Profª Maria Aparecida da Silva Brisola Franci”, foram entregues diversas lixeiras ecológicas, a fim de preservar e manter a limpeza do local. A ação, realizada em 2018, integrou as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente, com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Segurança

O posto da Guarda Civil Municipal também integra as obras que serão entregues, a fim de proporcionar ordem e segurança as famílias. De acordo com o Comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), a utilização da lagoa para nadar é proibida por questões de segurança e ambientais. Aos fins de semana, o efetivo está ali para dar orientação e evitar possíveis acidentes ou afogamentos. A guarda entende que as pessoas gostariam de nadar, mas é proibido e o dever é oferecer segurança para que nenhum incidente possa atrapalhar a diversão das famílias. O local possui placas de orientação sobre as proibições.

Regina Antonia Liberal Valentino Freire

Nasceu em Itu, interior de São Paulo, em 1952. Formou-se Engenheira Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luíz de Queiróz" da Universidade de São Paulo em 1977, dando continuidade à sua formação tornando-se Mestre em Engenharia Florestal pela mesma Universidade em 2001.

Desenvolveu suas atividades voltadas à Educação Ambiental em Piracicaba e a partir de 1995 em Itapetininga onde atuou destacadamente nesta área. Casou-se com o Sr. Antonio Orlando da Luz Freire Neto e dessa união nasceram os filhos Carlos Eduardo, Nina, Alexandre, Luiz, Mariana e Talita Valentino Freire.

Foi pesquisadora científica do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Trabalhou com a implantação de florestas de rápido crescimento objetivando o fomento de plantios florestais junto aos pequenos e médios produtores rurais, como fonte alternativa de renda.

Participou da criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga onde atuou, por vários anos, como Conselheira representando o Instituto Florestal. Participou de várias atividades junto ao Grupo Escoteiro Ibiraci, como Chefe Sênior, desenvolvendo atividades relacionadas à conservação e preservação do meio ambiente.

Nessa linha sempre, em datas relacionadas ao meio ambiente, promoveu encontros e palestras junto à rede escolar do município. Atuou como Conselheira junto ao Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema do IBAMA, representando a Secretaria do Meio Ambiente, entre outras atividades.