Trabalho e Desenvolvimento - Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019

Itapetininga capacita produtores rurais por meio do “Aplique Bem”

Confira

Itapetininga capacita produtores rurais por meio do “Aplique Bem”

Foram três dias de capacitação para produtores rurais de Itapetininga. O programa “Aplique Bem” esteve nos bairros Areião, Faxinal do Rio Acima e Tupy, bem como bairros das redondezas. Foi uma realização da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento.

O Programa é uma parceria entre a Arysta LifeScience, empresa agrícola especializada na comercialização e distribuição de tecnologias de proteção de plantas, e o Instituto Agronômico – IAC, referência mundial em pesquisa em tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas.

O objetivo é oferecer assistência em tecnologia da aplicação de defensivos agrícolas, orientando quanto a práticas adequadas e seguras.  Dessa forma, o Programa conscientiza o produtor quanto à aplicação responsável de agroquímicos nas diversas lavouras, ajudando na redução de perdas na aplicação e da exposição do trabalhador a agroquímicos, além de diminuir os riscos de contaminação ao meio ambiente e aos alimentos, e maximizar os benefícios de uma aplicação correta e racional dos produtos.

O Programa abordou, também, o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, com demonstrações e orientações quanto ao uso, lavagem, durabilidade, benefícios e cuidados específicos.

Em toda a capacitação, incluindo a parte prática, os produtores puderam esclarecer suas dúvidas e interagir para aprender a como obter melhores resultados em suas produções agrícolas.

O Programa foi realizado também no ano de 2018, sendo estendido este ano para poder alcançar mais produtores, e está entre as diversas ações do Projeto “Produção Correta para a produção de pepino, pimentão e tomate com foco na agricultura familiar”. Este Projeto é mais uma iniciativa da Prefeitura, com parcerias, que visa auxiliar os produtores a serem mais técnicos em suas atividades agrícolas, podendo produzir de maneira sustentável e com economia.