Saúde - Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Jogue Lixo no Lixo. Itapetininga se une contra escorpião

Jogue Lixo no Lixo. Itapetininga se une contra escorpião

Ações preventivas dos cidadãos itapetininganos em conjunto com o Poder Executivo são essenciais contra a proliferação de escorpião, do Aedes aegypti, mosquito responsável por doenças como a dengue, zika e chikungunya, e outros animais que atentam contra o bem estar da população. Ações de combate mostram a necessidade de jogar Lixo no Lixo. Confira as dicas abaixo e faça também a sua parte.

Como prevenir escorpiões:

O escorpião é uma árdua realidade enfrentada em todo o Brasil. Segundo estudos do Ministério da Saúde, o escorpião-amarelo é encontrado em todas as regiões do País; e o escorpião-marrom, no Sudeste, onde se localiza o munícipio de Itapetininga, no Sul, Centro-Oeste e no estado da Bahia.

Toda a população deve estar atenta e fazer a sua parte no combate ao escorpião. São ações mínimas, que auxiliam na diminuição da proliferação do animal, evitando mais casos de acidente escorpiônico.

Mantenha a limpeza de jardins, quintais e terrenos baldios;
Mantenha a grama cortada;
Evite folhagens densas ao lado de paredes e muros de residências;
Balance roupas e sapatos antes de usá-los, uma vez que escorpiões e aranhas podem se esconder neles;
Muitos destes animais apresentam hábitos noturnos, a entrada nas casas pode ser evitada vedando-se as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer;
Use telas em pias, ralos e tanques;
Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes, consertar rodapés despregados, colocar saquinhos de areia nas portas, colocar telas nas janelas;
Mantenha lixo domiciliar em sacos plásticos ou recipientes fechados;
Preserve predadores de escorpiões e aranhas, como aves de hábitos noturnos (coruja), lagartos e sapos.

Vale salientar que Itapetininga conta com um canal direto para denúncia. É o aplicativo #itapemelhor. A pessoa pode enviar foto e endereço de terreno com sujeira e entulho via “whatsaap”. Anote aí o número (15) 99815.4635