Meio Ambiente - Segunda-feira, 22 de Abril de 2019

Lançado programa “Câmbio Verde” que troca reciclável por alimento

A proposta inédita na região promove a consciência ambiental e o reaproveitamento dos resíduos sólidos. O programa consiste na troca de cada quatro quilos de material reciclável por um quilo de alimento. No último sábado de cada mês, sempre das 9h às 12h, um caminhão estará num determinado endereço para recolher o material e realizar a permuta por um quilo de arroz, feijão, macarrão ou farinha de milho.

“Queremos envolver as crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres para a importância da consciência ambiental e o reaproveitamento do material reciclável. Estes materiais podem retornar para a indústria ou serem reutilizados em outros setores prolongando os limitados recursos naturais”, afirmou a Chefe do Executivo.  A ideia é sensibilizar o cidadão sobre a importância da separação de resíduos a partir da troca de recicláveis por alimentos.

Cooperita

Como parte do programa, um caminhão identificado estará nos locais indicados para o recolhimento dos materiais recicláveis. Todo o material recolhido será comercializado pela Cooperita.

Em 2016, a Cooperita tinha 16 integrantes e atualmente são 20. Em junho, 10 novos colaboradores irão integrar a entidade. Naquele ano, eram recolhidas 30 toneladas de material reciclável por mês. Atualmente, o volume alcança entre 40 e 45 toneladas mensais. São atendidos 10 bairros e 7 condomínios. Com a compra do novo caminhão, a coleta alcançará 30 bairros e 17 condomínios. Em 2018, começou a coleta de material eletrônico pela Cooperita. O recolhimento que era realizado uma vez por ano, agora pode ser entregue na sede da entidade qualquer dia da semana. A Cooperita fica à rua Orlando Scotto, 68, vila Prado.

Os 10 bairros hoje atendidos pela Cooperita são: Vila Barth, Jardim Itália, Vila São José, Vila Rosa, Centro, Vila Serafim, Vila Maria, Vila Nova Itapetininga, Vila Nova e Jardim Marabá. Os moradores que tenham interesse na coleta em seus prédios ou condomínios podem ligar para (15) 3373-5309 para inclusão da coleta seletiva.

Confira as datas e locais:

25 de Maio – Vila Sônia

Em frente ao CEC “Juliana Maria Casagrande”, à rua Bem Aventurado José Maria Escrivá, 65

29 de junho – Taboãozinho

Escola Municipal “Profª Maria Apparecida Cardoso e Silva”, à rua João Batista Vieira, s/n

27 de julho – Vila Prado

Em frente à Escola Municipal “Profª Evanilde Shirley de Oliveira Majewski, à rua Evilásio Massaine Pires, 1530

31 de agosto – Rechã

Em frente à Escola Municipal “Profª Julieta Rolim da Silva”, à rua Justino Machado Meira, 151

28 de setembro – Jardim Bela Vista

Em frente à Escola Municipal “Profª Selma Neli Pranches de Oliveira”, à avenida Dr. José Lembo, 651

26 de outubro – Belo Horizonte