Cultura - Quinta-feira, 02 de Maio de 2019

Projeto “De Palma em Palma” comemora um mês de atividades culturais em Itapetininga

Confira!

O projeto “De Palma em Palma”, que oferece atividades culturais a 150 alunos, completou um mês de atividades. Iniciado em março, através da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação, o programa de inclusão e desenvolvimento infantil é realizado na EMEF “Leonor Vieira Melim”, pela Velloni Produções e patrocinado pela Duratex, sob recursos captados pela Lei Rouanet.

Quinzenalmente os alunos que participam de oficinas culturais, realizadas no contraturno do período escolar.

Adriana Souza, coordenadora do programa, explica que a iniciativa utiliza um apanhado de todas as vertentes culturais. “Os alunos estão vivenciando um ciclo de oficinas teatrais que formam um espaço de conexão com o universo da contação de histórias, teatro de bonecos, circo, artes visuais e musicais, com experimentação instrumental, além outras expressões do universo cênico que devem fazer parte da formação artística de todos nós”.

O músico itapetiningano Cristian Ayres, que desenvolve trabalhos musicais com crianças e jovens, foi indicado pela Secretaria de Cultura e Turismo para integrar a equipe do projeto, ensinando os jovens a trabalhar com diversos instrumentos musicais. “Estamos utilizando diversos instrumentos em nossas oficinas, mas trabalhamos apenas os ritmos brasileiros, em especial os nordestinos”.

Silvia Helena Kobayashi, Diretora da Escola, ressalta que o projeto foi recebido com muita alegria pelos alunos e por toda a equipe pedagógica. Segundo ela, “o grande diferencial do projeto é o fato de as crianças participarem de maneira ativa, sendo protagonistas de suas histórias, desenvolvendo sua cultura. Muitos jovens não tem a oportunidade de frequentar teatro ou cinema”.

Para finalizar o projeto, em junho, os alunos farão um grande espetáculo aberto à comunidade misturando todas as linguagens trabalhadas nas oficinas.