Trânsito e Cidadania - Quinta-feira, 02 de Maio de 2019

Campanha Maio Amarelo é realizada em Itapetininga com várias atividades

Itapetininga recebe a campanha “Maio Amarelo”, um movimento mundial que tem como objetivo diminuir o número de mortos e feridos no trânsito. A Campanha tem início com a colocação de faixas e painéis com frases de impacto nas principais rotatórias e cruzamentos da cidade. Estas faixas e painéis ficarão expostos durante todo o mês de maio.

Na próxima terça (7) e quarta-feira (8), mais de 1.000 alunos Etec “Darci Pereira de Moraes” e IFSP assistem a palestras com vídeos sobre prevenção de acidentes no trânsito, além de distribuição de material informativo da da Secretaria de Trânsito e Cidadania.

No dia 15, será realizada uma Blitz Educativa e Fiscalização de Trânsito, em parceria com o Detran, no Largo dos Amores. Haverá tenda e distribuição de lacinhos amarelos, símbolo da campanha, e de material informativo.

No dia 22, em parceria com a Artesp – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, haverá uma atividade com óculos de realidade virtual, para 450 alunos da Fatec “Prof. Antonio Belizandro Barbosa Rezende”, no período da manhã, e 245 alunos da Escola Estadual “Darcy Vieira”.

No filme de simulação, com aproximadamente três minutos de duração, os alunos experienciam situações de motoristas embriagados ou distraídos com o celular durante o trajeto.

O encerramento está agendado para o dia 26 de maio, a partir das 9h, com o plantio de mudas de árvores na Lagoa “Regina de Freitas”, na Chapadinha, com a participação de grupos representantes das vítimas de trânsito em nossa cidade, como pedestres, motociclistas, motoristas, ciclistas e skatistas, numa parceria entre Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Trânsito e Cidadania. Haverá uma tenda para distribuição de lacinhos amarelos e material da campanha. Além disso, a Banda Municipal “Maestro Edil Lisboa” também estará presente no evento.

Sobre a década de ação para segurança no trânsito

A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, mais de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.