Promoção Social - Quarta-feira, 08 de Maio de 2019

Idosos de Itapetininga trocam experiência com alunos do CEPREVI

O enxergar. O tocar. O vivenciar. Assim foi a experiência para algumas pessoas com cabelos brancos e muita experiência de vida. Os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fazem parte de um programa da Secretaria de Promoção Social de Itapetininga puderam conhecer o trabalho de pessoas que não possuem visão ou tem pouca visão.

Nesta quarta-feira (08), os idosos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo CEPREVI (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga) que por meio dos seus usuários demonstraram a realidade e dificuldades encontradas pelas pessoas que perderam a visão, através da apresentação da Cartilha criada pela instituição, puderam orientar e instruir os idosos.

Duas unidades do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social “Lívia Stefanny Fidélis de Freitas” e “Padre José Maria Pinto” de Itapetininga se uniram em um único espaço para que as atividades fossem realizadas.

Na ocasião tiveram a oportunidade de vivenciar algumas dificuldades encontradas pelos deficientes visuais no seu dia a dia e como as superam. Alguns idosos puderam andaram com os olhos fechados utilizando a bengala e identificar quais são as maiores dificuldades para se caminhar em locais com desníveis e obstáculos. Uma experiência única que trouxe maior compreensão, conscientização e respeito para com as pessoas que não enxergam.