Saúde - Quarta-feira, 12 de Junho de 2019

Agentes de Vetores intensificam as ações no combate da dengue pelas ruas de Itapetininga

Cuidados simples que merecem nossa atenção e previne contra o mosquito transmissor dessa doença. O trabalho da Secretaria da Saúde é realizado em todos os bairros de Itapetininga e os profissionais da área pedem para que os moradores colaborem.

O Setor da Vigilância Epidemiológica contabilizou neste primeiro semestre, até o momento, 96 casos de dengue. Para evitar que casos se tornem estatísticas, todas as pessoas podem ser agentes multiplicadoras e trabalhar para que ninguém acumule água.

A administração trabalha diariamente, orientando e visitando os bairros da cidade. Na região da vila Prado, foi feito um trabalho preventivo de nebulização em ruas e casas.

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.