Gabinete - Quarta-feira, 06 de Novembro de 2013

Raio X

Raio X de ITAPETININGA

Fundação: 5 de novembro de 1770

Apelidos: Terra das Escolas"; "Atenas do Sul"

Etimologia: O vocábulo Itapetininga tem sua origem na linguagem indígena, especificamente no tronco tupi-guarani. Os estudos filológicos referentes ao nome dado à Itapetininga concluem que pode o mesmo ter três significados diferentes:

Itáapé-tininga = caminho das pedras moles ou caminho seco das pedras

Itape-tininga = pedra fútil, laje ou lajeado molhado;

Itá-pe-tininga = na pedra mole.

A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta)

População: 153.810

Curiosidades Históricas

- O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio.

- A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, Pe. Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que convencionou-se comemorar o aniversário do município.

- Simão Barbosa Franco; Domingos José Vieira, Salvador de Oliveira Leme - o Sarutayá; são considerados os fundadores históricos do município.

- A emancipação da Vila de Itapetininga aconteceu em 1852, através da Lei nº 11, de 17 de julho de 1852. A lei concedia autonomia judiciária, criando a comarca de Itapetininga. A vila, porém, só tornou-se município, de fato, em 13 de março de 1855, com o nome de Itapetininga.

- A santa padroeira de Itapetininga é Nossa Senhora dos Prazeres.

Características Geográficas

Área: 1 795,510 km² (Terceira maior do estado de São Paulo)

Densidade: 80,41 hab./km²

Altitude: 670m

Clima:   Subtropical Úmido (Verões quentes e úmidos; Inverno seco e frio)

Vegetação: A vegetação é formada predominante por campos limpos e plantas típicas do Cerrado, com presença de Mata Atlântica e inexistência de serras

Hidrografia: Itapetininga está localizada na bacia do Alto-Paranapanema, região sudoeste do estado de São Paulo, além disso, está sobre o Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água potável do planeta. O principal rio do município é o Rio Itapetininga, que nasce nas proximidades de Araçoiaba da Serra, corre na direção leste-oeste e é afluente do Rio Paranapanema, percorrendo 78,5 km dentro do município.