Trânsito e Cidadania - Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

Canil da Guarda Civil Municipal de Itapetininga aumenta em 100% apreensões de entorpecentes

Faro aguçado, agilidade e treinamento especializado. Estes são os principais diferenciais do mais novo reforço da Guarda Civil Municipal de Itapetininga: a Equipe Canil.

Em atividade em Itapetininga desde abril deste ano, o Canil da Guarda Municipal tem sido um grande aliado da GCM e das demais forças de segurança no combate à criminalidade e tráfico de entorpecentes.

De acordo com balanço divulgado pela corporação, com a instalação da equipe especializada, o número de apreensões de entorpecentes aumentou em mais de 100%, chegando a mais de 2 mil porções de drogas apreendidas.

Somado a esses números, o apoio canino também tem sido fundamental na localização de veículos roubados, armas de fogo e de produtos frutos de furto.

“Geralmente, quando realizamos uma operação que envolva tráfico de entorpecentes, também encontramos com os indivíduos, produtos de furto que são utilizados como moeda de troca pela droga. Todo o material é recolhido e apresentado à autoridade policial”, explica a secretária de Segurança Pública.

Atualmente o Canil da Guarda Civil Municipal conta com o reforço de três cães da raça Pastor Belga Malinois. Aika, Kira e Raizen são conhecidos pela alta versatilidade como farejadores de drogas, busca, salvamento e até mesmo proteção. Outros dois reforços já estão em treinamento para integrar a corporação.

A última ação da Equipe Canil, desta vez com a atuação do cão Raizen e com o apoio dos GCM’s, colegas de trabalho, foi nas proximidades do Sesi, na vila Sônia, na noite desta quinta-feira (18). Alertados por Raizen, ao abordar um suspeito, a equipe localizou 15 porções de crack e uma quantia em dinheiro. O homem foi levado ao Plantão Policial e autuado por tráfico de entorpecentes.

Além de estarem presentes às rondas ostensivas e preventivas da GCM em toda cidade, principalmente perto de escolas municipais, estaduais, praças e prédios públicos, os cães farejadores também são fundamentais no apoio a operações conjuntas das Polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal.

Na mais recente, realizada na vila Prado e Gramados, nesta quarta (17), em conjunto com a Polícia Civil, foram apreendidos três tijolos de maconha, aproximadamente 3,6 Kg de maconha fracionada, uma porção de cocaína, um veículo, quatro aparelhos celulares, uma balança digital e R$ 1.150,00 em dinheiro.

Mas o trabalho não acaba por aí. Também considerado um dos grandes destaques, a Equipe Canil, é uma das principais atrações de um trabalho educativo desenvolvido pela Guarda Civil Municipal com as crianças do município. São promovidas palestras nas escolas e na sede operacional da GCM com temas que abordam a segurança no trânsito, riscos das drogas, uso de cerol e atuação da Defesa Civil no município. Para a criançada, que acompanha tudo atentamente, o ponto máximo dos encontros são as demonstrações com os cães treinados.

Em visita à base da GCM na última terça-feira (16), as 60 crianças do Projeto Samuzinho se divertiram e aprenderam com as orientações dadas pela corporação e com o show de adestramento do apoio canino.

Para a chefe do Executivo, responsável pela implantação do Canil da Guarda Civil Municipal, os cães são indispensáveis no combate à criminalidade e trabalho educacional.

“Nossa Guarda Municipal já realizava um trabalho formidável. Com os cães, esse trabalho foi otimizado e toda a sociedade já reconheceu a importância do nosso canil. Além disso, o trabalho educacional da corporação é muito bonito. São nossos pequenos cidadãos tendo o orientação e atenção que merecem”, destaca a chefe do Executivo.