Trânsito e Cidadania - Terça-feira, 13 de Agosto de 2019

GCM e Equipe Canil registram aumento de mais de 550% nas apreensões de entorpecentes em 2019

Atuar para garantir a segurança dos cidadãos em todo município, principalmente perto de escolas municipais, estaduais, praças e prédios públicos, a Guarda Civil Municipal de Itapetininga conta agora com um importante reforço em suas ações: a Equipe Canil, composta por GCM’s e pelos cães da raça Pastor Belga Malinois. Aika, Kira e Raizen, conhecidos pela alta versatilidade como farejadores de drogas, busca, salvamento e até mesmo proteção.

De janeiro a julho deste ano, em ações com atuação exclusiva da Guarda Civil Municipal, foram apreendidas 933 porções de entorpecentes, em 35 ocorrências.

No mesmo período em 2018, foram 142 porções apreendidas em 35 ocorrências registradas. Um aumento de 557% com relação ao ano anterior.

Estima-se que 90% das ocorrências de apreensão registradas neste ano tenham contado com a participação da Equipe Canil.

A última apreensão realizada pela Equipe Canil da GCM foi na noite deste domingo (11), durante patrulhamento na região do Posto de Saúde, do bairro Taboãozinho, em Itapetininga. A equipe Canil da Guarda Civil Municipal percebeu que um suspeito comercializava droga. Ao avistar a viatura, ele fugiu. No local, os guardas encontraram 77 porções de cocaína, 33 porções de crack e 32 de maconha.

Todo o material apreendido foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil de Itapetininga.

Também, sempre que requisitados, a GCM e equipe canil participam de ações conjuntas com apreensão de entorpecentes, em apoio às Polícias Militar e Civil.

O apoio de cães junto à Guarda Civil Municipal está atuante no município desde novembro de 2018. Foram 6 meses de treinamento, em ações em toda cidade e em abril de 2019, o Canil da Guarda Civil Municipal foi oficialmente instituído no município.

Mas o trabalho não acaba por aí. Também considerado um dos grandes destaques, a Equipe Canil, é uma das principais atrações de um trabalho educativo desenvolvido pela Guarda Civil Municipal com as crianças do município. São promovidas palestras nas escolas e na sede operacional da GCM com temas que abordam a segurança no trânsito, riscos das drogas, uso de cerol e atuação da Defesa Civil no município. Para a criançada, que acompanha tudo atentamente, o ponto máximo dos encontros são as demonstrações com os cães treinados.