Cultura - Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019

Feira da Lua comemora um ano de atividades em Itapetininga

Há um ano, em 2018, era realizada a primeira edição da Feira da Lua, em celebração ao Dia do Folclore Brasileiro, data enfática que celebra a cultura tradicional do País.

Hoje, a Feira da Lua já é considerada uma tradição em Itapetininga, devido a pluralidade cultural promovida pelos expositores e artistas que se apresentam quinzenalmente na praça do Rosário. Para comemorar esta marca, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Feira em dose dupla, com uma programação especial para comemorar um ano de atividade e também resgatar a cultura tradicional brasileira celebrando o Dia do Folclore. Contará, ainda, com a participação de expositores de cidades vizinhas que fazem parte do Roteiro do milho (Turístico, Gastronomia e Cultura)

Unindo o Dia do Folclore – comemorado nacionalmente em 22 de agosto - com a regionalização do turismo, ou seja, a aproximação das atrações turísticas dos municípios vizinhos do Roteiro do Milho, projeto de valorização da cultura e gastronomia de oito municípios que possuem o cereal [milho] enraizado em suas bases culturais, as edições da Feira da Lua serão na próxima quarta-feira (21) e quinta-feira (22), das 18h às 22h, na praça do Rosário.

Além de barracas com comidas típicas e expositores de Itapetininga, a programação também conta com a participação de produtos a base de milho, pipoca gourmet, pastel de farinha de milho, bolo, croquete, sorvete e até mesmo artesanatos produzidos com o cereal e a palha.

Os violeiros itapetininganos do “Trio Nova Itapê” animam a Feira com modas de viola caipira, gênero tradicional do interior paulista. Na arte de movimentos corpóreos, a dança, o grupo local “Corpos Brincantes” também se apresenta na praça do Rosário.