Saúde - Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

Itapetininga realiza “Mamaço” para reforçar a importância do Aleitamento Materno

Você sabe o que é Mamaço?

Mamaço é o nome de um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas presentes. É uma forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação que existe entre mãe e filho.

Em Itapetininga, em comemoração ao “Agosto Dourado”, data criada em 2017 que dedica o mês de agosto à amamentação, será promovido o Mamaço, uma iniciativa de uma clínica privada com a parceria da Prefeitura de Itapetininga.

A ação, voltada a todas as mamães e seus bebês, destaca a importância do aleitamento e acontece neste sábado (24), a partir das 9h30 com uma caminhada com saída marcada em frente à uma clínica particular à avenida José Gomes de Camargo, 400, no Jardim Marabá. Na sequência, os participantes irão até a Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de Itapetininga e ao lado do Monumento “Marco da Paz”, onde todas juntas irão sentar sob o gramado e compartilhar a experiência de amamentar seus filhos.

A organização do evento informa que para participar é necessária fazer a confirmação de presença pelo telefone (15) 3273-2249 ou 99764-6501.

Todas as mamães estão convidadas a compartilhar este momento de amor!

“Agosto Dourado”

O Agosto Dourado é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação, já que a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o “Agosto Dourado”.

A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Benefícios da amamentação ao longo da vida:

Considerado indispensável nos primeiros momentos de nossa existência, o Leite Materno é considerado a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com a adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ato de amamentar pode trazer muitos benefícios ao longo da vida. Confira:

A amamentação está associada a um melhor desempenho em testes de inteligência, renda mais alta e maior produtividade na vida adulta.
Para cada ano que a mulher amamenta, a chance de desenvolver câncer de mama diminui em 6%.
A criança tem menos chance de desenvolver diabetes tipos 1 e 2.
A amamentação diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde.

O leite materno é um “alimento natural e renovável”, ambientalmente seguro, produzido e entregue ao consumidor sem causar poluição, sem embalagens desnecessárias e desperdícios.
A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise e catástrofe. O leite materno não impacta no orçamento familiar e contribui para a redução da pobreza, pois é gratuito, produzido diretamente da mãe para o seu filho.