Gabinete - Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019

Itapetininga ganha o primeiro cão-guia para pessoas com deficiência visual

A chefe do Executivo recebeu, nesta sexta-feira (13), o servidor público municipal Flávio Rodrigues, primeira pessoa com deficiência visual a ter um cão-guia na cidade.

O treinamento e a doação do animal foram feitos por um Instituto que tornou possível esta mudança na qualidade de vida de Rodrigues. “Há duas semanas, a chegada de Marvin mudou minha vida”, afirmou o servidor público em relação ao labrador Retrivier com idade de um ano e sete meses, de pelagem dourada.

“Tenho que agradecer o Instituto pela entrega do primeiro cão-guia de Itapetininga. É importante para que as pessoas que enfrentam a dificuldade em não enxergar tenham maior qualidade de vida”, destacou a chefe do Executivo.

Rodrigues contou que perdeu 100% da visão aos 3 anos de idade. Hoje, aos 43 anos convive com o problema. Ele contou que faz uma nova adaptação em sua vida que é deixar a bengala que conduzia com a mão direita, para manobrar Marvin com a esquerda. “Mudaram minhas referências. Estou tentando me adaptar. Os técnicos do Instituto vêm pra cidade para me acompanhar. Não é fácil”, informou o servidor público.

Rodrigues, que trabalha na Secretaria Municipal de Educação, relembrou que há um ano entrou na fila de espera por um cão junto ao Instituto Magnus.  Foi informado que foi escolhido em agosto. No dia 18 de agosto a 1º de setembro, foi feito o curso de preparação do animal. Ele participou de alguns eventos. O Marvin foi doado gratuitamente. As visitas são periódicas. “Primeiro, serão semanais, depois mensais”, contou.

Ele explicou que os deslocamentos entre a casa e o trabalho tem três quilômetros, além de compras na área central. “É um salto de qualidade de vida muito grande. Não bato a cabeça mais em poste ou árvore. Além de eu ganhar um grande companheiro em minha vida: Marvin. Isso me dá mais alegria”, finalizou Rodrigues.