Cultura - Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019

Em Itapetininga, Centro Cultural promove semana de visita guiada ao público

Confira

Em Itapetininga, Centro Cultural promove semana de visita guiada ao público

A programação integra o projeto de conscientização de memórias históricas, a “Primavera dos Museus”.

O Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre” promove uma semana de visitas guiadas à exposição do acervo de Júlio Prestes e da memória da Revolução de 1932, na próxima segunda-feira (23), das 9h às 17h. A programação faz parte da 13ª Primavera dos Museus, evento de conscientização e resgate às memórias históricas dos museus, promovido pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, SBM (Sistema Brasileiro de Museus), Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e Ministério da Cidadania. A entrada é de graça.

As visitas guiadas serão das 10h às 15h, e tem como objetivo fomentar o ensino da história e relevância política e social de Júlio Prestes, além de resgatar a memória dos combatentes de 1932, aos alunos do ensino fundamental e médio. As visitas abertas ao público ocorrem de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Traçando um percurso histórico por meio de documentos, obras e objetos pessoais do presidente Dr. Júlio Prestes, a Exposição “Júlio Prestes” visa resgatar ao visitante a memória da influência política do itapetiningano, que registrou grandes feitios como presidente do Estado de São Paulo – a posição equivale ao governador do Estado de São Paulo atualmente.

Utilizando-se de materiais gráficos, como fotografias ampliadas e mapas, objetos e utensílios históricos, o memorial da Revolução de 1932 exposto aos visitantes promove a memória dos combatentes paulistas.

Primavera dos Museus

O ano de 2019 iniciou com a experiência da perda irreparável causada pelo incêndio no Museu Nacional. Tal impacto deixou uma marca indelével na nossa memória. Ao mesmo tempo, essa crise proporcionou que o Ibram, os museus, seus profissionais e a própria sociedade buscassem novas formas de prevenção, gestão e manutenção, para que possamos cumprir a função primordial de preservação e comunicação daquilo que nos une, pois ao mesmo tempo remete a uma lembrança pessoal e coletiva.

A compreensão de que os museus são guardiões das nossas memórias, dos nossos afetos e, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção da sua identidade, nos envolve - enquanto indivíduos parte dessa relação - numa série de responsabilidades compartilhadas na tarefa de preservar. O ato de produzir processos, guardar artefatos e expor memoráveis coleções, sem abrir mão da segurança, demanda batalha diária contra os mais variados agentes de riscos que ameaçam de maneira incessante a integridade física e química dos museus e seus acervos, pois existir é correr riscos e resistir é combater riscos.

Assim, a experiência de estar no museu nos permite transcender o objeto em si, e possibilita estabelecer um elo quase que mágico entre o tangível e o intangível. E para compreendermos como essa laboriosa tarefa de tornar possível a relação entre o museu, o público e os bens, é importante olhar mais atentamente para os bastidores de cada instituição museológica. Vamos então perceber que há uma série de ações de caráter técnico e administrativo diariamente desenvolvidas em busca de alcançar a sua plena função.

É este o intuito da 13ª edição da Primavera dos Museus: envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais. Para o estudioso dos Museus e da Museologia Huges de Varine, “o cidadão é um ser responsável, individual e coletivamente, por seu presente e por seu futuro. Para isso, precisa reconhecer, respeitar e utilizar o patrimônio que o define em sua diferença e o inscreve numa continuidade”. Assim, convidamos os museus brasileiros a tecerem coletivamente esta reflexão sobre o momento em que o patrimônio cultural brasileiro está inserido, e apresentar os museus por dentro, buscando fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação e suas práticas multifacetadas enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

As visitas acontecem, das 10h às 15h, e tem como objetivo fomentar o ensino da história e relevância política e social de Júlio Prestes, além de resgatar a memória dos combatentes de 1932, aos alunos do ensino fundamental e médio.

Para a escola agendar uma visita é necessário entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga, através do telefone (15) 3272-3401) ou pelo e-mail (culturaitapeinsc@gmail.com), especificando a sala, quantidade de alunos, data e horário desejado para a visita.