Saúde - Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019

Mais de 2,5 mil usuários do Poupatempo realizaram testes de prevenção à saúde

Mais de 2,5 mil usuários do Poupatempo realizaram testes de prevenção à saúde

Os usuários do Poupatempo, que buscam o atendimento rápido para documentos, tiveram uma boa surpresa na unidade de Itapetininga. Aproximadamente, 2.678 mil pessoas participaram da campanha de combate a hipertensão e diabetes. A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aferição da pressão 1.314 pessoas e 1.084 testes de glicemia entre os dias 21 de outubro a 31 de outubro. Além de 100 diagnósticos rápidos de HIV e sífilis. Todo o trabalho foi uma parceria entre a administração municipal e o governo estadual.

A hipertensão é a segunda causa de internamento hospitalar e a primeira causa de morte por doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Já no caso da diabetes, a doença tem seu desenvolvimento, conforme dados dos técnicos da saúde, devido ao excesso de peso e obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo e histórico familiar e herança genética. Para quem tem um ou mais fatores, o monitoramento constante é fundamental.   De acordo com dados oficiais nacionais, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Encaminhamento

Caso haja alguma alteração nos níveis de glicemia ou pressão, o cidadão será encaminhado para atendimento médico em uma unidade de saúde da cidade.  Em casos extremos, a pessoa é levada diretamente para o Pronto Socorro Municipal.

HIV e Sífilis

Nos dias 23 e 25 de outubro foram realizados testes de HIV e sífilis no Poupatempo. Foram feitos 100 exames, 50 em cada tipo. O resultado dos exames sai em aproximadamente 10 minutos e em caso de diagnóstico positivo, o paciente passará por atendimento especializado. Dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente, mostram uma redução de 16% dos casos e óbitos por Aids no país nos últimos quatro anos. Fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem, a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.