Itapetininga, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 Telefone (15) 3376-9600

Promoção Social - Terça-feira, 19 de Novembro de 2019

Justiça Restaurativa em Itapetininga: um caminho compartilhado

Justiça Restaurativa em Itapetininga: um caminho compartilhado

Muitas vezes a busca por justiça tem se confundido com a busca por vingança, o que tem alimentado ainda mais o ciclo de violência. Temos observado uma escalada de ações violentas na sociedade brasileira.

Paralelo a isto, temos observado o sistema de justiça tradicional sobrecarregado, com respostas que não dão conta de desconstruir os padrões violentos de nossa sociedade.

É neste espaço que nasce a Justiça Restaurativa, uma alternativa de resolução de conflitos centrada em novos paradigmas de convívio e de sociedade: o profundo respeito pelo ser humano e a construção da paz, desarticulando o ciclo de violência relacional, institucional e social.

Com um olhar voltado a este entendimento, a Prefeitura de Itapetininga entregou o Núcleo de Justiça Restaurativa no município, à rua Jorge Ozi, 74, na área central. A ação é uma proposta conjunta entre a Prefeitura de Itapetininga, o Tribunal de Justiça e a Sociedade Civil.

O Núcleo tem como objetivo trabalhar situações de conflito por meio do diálogo e da construção de formas de convivência pacífica. Para desenvolver este trabalho, desde fevereiro deste ano foi criado um grupo de formação de trinta facilitadores de Processos Circulares. Estes facilitadores receberam preparo de 48 horas de teoria e prática, conforme preveem as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre os facilitadores estão representantes da Diretora Regional de Ensino, das Secretarias Municipais de Promoção Social, Saúde e Educação, das Entidades Sociais, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, dos Núcleos de Justiça Restaurativa dos municípios de Boituva e Tatuí, além de integrantes de diversos segmentos da comunidade. Após a formação, estes facilitadores atuarão como voluntários no Núcleo Comunitário de Justiça Restaurativa de Itapetininga. A professora do curso, Célia Passos, é uma formadora experiente e das mais renomadas em todo âmbito da Justiça Restaurativa no Brasil.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 20:23:45