Meio Ambiente - Terça-feira, 26 de Novembro de 2019

Programa Câmbio Verde será do Distrito do Tupy neste sábado (30)

Atenção Distrito do Tupy em Itapetininga!

Programa Câmbio Verde será do Distrito do Tupy neste sábado (30)

Neste sábado (30), o programa “Câmbio Verde” estará em frente à Escola Municipal “Profª Eudóxia Ferraz”, à rua Pedro Lopes de Almeida, das 10h às 12h.

O programa “Câmbio Verde” já recolheu 4 toneladas de resíduos em seis edições do projeto. Os detritos puderam ser trocados por aproximadamente mil quilos de alimentos.

O projeto consiste na troca de cada quatro quilos de material reciclável limpo por um quilo de alimento. Eram objetos que estavam na casa das pessoas e que muitas vezes acabariam parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no nosso rio Itapetininga. O “Câmbio Verde” aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, vidros, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto.

Atendendo a pedidos de munícipes e para dar mais igualdade ao sistema de trocas devido ao peso maior dos materiais, a cada 10 kg de vidro ou papelão e papel será realizada a troca por 1 kg de alimento. Já as latinhas, metais, garrafas PET e plásticos permanecem com a troca sendo realizada com 4 kg de materiais por 1 kg de alimento.

“Queremos envolver as crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres para a importância da consciência ambiental e o reaproveitamento do material reciclável. Estes materiais podem retornar para a indústria ou serem reutilizados em outros setores prolongando os limitados recursos naturais”, afirmou a Chefe do Executivo.  A ideia é sensibilizar o cidadão sobre a importância da separação de resíduos a partir da troca de recicláveis por alimentos.

Cooperita

Como parte do programa, um caminhão identificado sempre está nos locais indicados para o recolhimento dos materiais recicláveis. Todo o material será comercializado pela Cooperita. A diretora da Cooperita, Keitilin Feliciano Domingos Ribeira, disse que a atual gestão se preocupa com o meio ambiente e com a entidade. “A administração olhou para nós cooperados. Olhou para a nossa Cooperita. Vamos aumentar a quantidade de material reciclável”, finaliza.