Saúde - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Campanha “Fique Sabendo”, realiza mais de 400 testes rápidos para HIV e Sífilis

A Prefeitura de Itapetininga através da Secretaria de Saúde realizou no mês de dezembro a Campanha Fique Sabendo HIV 2019.

De 02 a 06/12 todas as unidades intensificaram a oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis e também houve a oferta dos testes acima de orientações sobre essas doenças.

Ao todo 444 pessoas fizeram os testes durante a intensificação e foram identificados 12 casos positivos para sífilis que prontamente foram encaminhados para tratamento. Nenhum reagente foi constatado para HIV.

A intensificação foi realizada nos seguintes locais:

02/12 – Universidades do Município.
04/12 – Praça Peixoto Gomide.
05/12 – Feira Livre (Período da manhã).
06/12 – Estacionamento do Itapetininga Shopping.
07/12 – Praça Central da Estância 4 Irmãos.

Também foram desenvolvidas ações intensificadas nas unidades de saúde dos seguintes bairros:

- Vila Belo Horizonte

- Taboãozinho

- Vila Rio Branco

- Vila Arruda

- Jardim Bela Vista

A secretaria de Saúde destaca que ao longo do ano, as pessoas podem realizar esses exames de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, em todas as Unidades de Saúde de Itapetininga e na Vigilância Epidemiológica.

O exame é rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos.O que é o Fique Sabendo?

É uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. A ação mobiliza, além do Poder Público, artistas e figuras públicas que apoiam a Campanha e se mobilizam para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV / AIDS. Fazer o teste de AIDS é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde!