Esportes e Recreação - Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019

Torneio de Ginástica Rítmica foi um sucesso em Itapetininga

Graça, talento e muita sincronia na dança e ao esporte olímpico.

Assim foi a exibição das participantes do Torneio Interno e Festival Anual de Ginástica Rítmica de Itapetininga, realizado no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”.

As apresentações com coreografias especiais em seus movimentos se utilizaram de diversos aparelhos, como aro, bola, corda, fita, maça e Mãos Livres, encantaram a todos presentes. Ao fim foram premiadas as melhores apresentações que se destacaram em cada categoria.

O evento reuniu alunas de diversas faixas etárias da Escolinha Municipal de Ginástica Rítmica, com a coordenação da Profª. Vivian Monti, que ministra aulas e treinamentos em vários dias e horários durante a semana, no próprio Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna da Silva, em Vila Barth.

A Ginástica Rítmica de Itapetininga é um destaque da modalidade com ótimas participações em competições de nível regional e estadual.

A modalidade é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças.

Nos Jogos Olímpicos, a competição é disputada apenas por mulheres, nas categorias individual e em conjuntos. Na disputa individual, as ginastas apresentam quatro séries, uma com cada aparelho estabelecido para a competição; na disputa em conjuntos, cinco ginastas apresentam uma série com um aparelho e uma série com a combinação três mais dois.

Uma banca de arbitragem estabelece a pontuação das atletas com base na dificuldade da série, na sua execução e no seu conteúdo artístico. A nota de dificuldade depende dos elementos que compõem a série; a nota de execução depende da forma como o ginasta efetivamente realiza os movimentos e a manipulação dos aparelhos, com base na beleza artística, na música e na sincronia das ginastas.