Promoção Social - Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019

Atendimento Qualificado e Encontros de Formação marcaram as atividades das unidades dos Cras

Por acreditar que os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) precisam ter um atendimento cada vez mais qualificado é que a Secretaria de Promoção Social de Itapetininga e a equipe técnica das quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapetininga cumpriram no decorrer deste ano um cronograma extenso de Reuniões Técnicas para construção de novas metodologias e Encontros de Formação com foco no atendimento em grupo (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Oficinas PAIF).

Dessa forma, os encontros tiveram como foco potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.

Desenvolvimento e Padronização das Ações Grupais nos CRAS:

Os encontros de formação aconteceram durante todo o ano e versaram sobre o aprimoramento das teorias do trabalho em grupo e construção de metodologias para alcance de maiores resultados nos SCFV e Oficinas PAIF e foi desenvolvido pelo Técnico Psicólogo André Francisco Lencioni, do CRAS Marina Caron.

Na convivência grupal é que se constitui ligações entre as pessoas, valoriza- se as famílias em sua diversidade, valores, cultura, sua história, trajetória e potencialidades.

Por isso, a abordagem grupal é uma ferramenta essencial para o atendimento das famílias, proporcionando a participação no sentido de movimento e de compartilhar vivências pelo público atendido, promovendo a reflexão de um novo agir. Assim é possível criar oportunidades de fortalecimento dos usuários para o enfrentamento às situações de conflito e exclusão social em que vivem, para que estes consigam dar novas respostas e ressignificar seus vínculos, dentro da família e da comunidade.

Encontros de formação e Troca de Experiências entre a Equipe Técnica dos CRAS:

Os encontros ocorreram trimestralmente e tiveram como objetivo a troca de experiência de conteúdos dos trabalhos desenvolvidos pelos CRAS, metodologias utilizadas para atividades complementares junto aos usuários e comunidade.

Cada encontro ficou sob a responsabilidade de um CRAS que, apresentou uma metodologia de trabalho dentro das ações e serviços básicos que são realizados de forma continua junto as famílias. Foram discutidos quatros temas diferentes, sendo eles “Apresentação do Mundo do Trabalho dentro do SUAS”, “Educação Financeira”, “Adolescência e Vulnerabilidade” e “Território e Cidadania”.

Todo procedimento e materiais produzidos nesses encontros se transformarão em “Banco de Ideias”, através do armazenamento dos arquivos em nuvem, para pesquisa dos funcionários.

Mais uma vez o município comprova seu compromisso com o fortalecimento do SUAS.