Gabinete - Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014

Prevenção contra afogamentos

Defesa Civil

Prevenção contra afogamentos

Com a chegada do verão muitas pessoas procuram se refrescar em rios, lagos piscinas, entre outros, com o intuito de diminuir o número de afogamentos, traumas e outros acidentes, a Defesa Civil Municipal de Itapetininga, lista abaixo dicas e orientação à comunidade, para que todos se divertão e se refresquem de maneira segura e preventiva:

·         Evite nadar sozinho.

·         Evite nadar no período noturno devido à visibilidade limitada e o risco de acidente com redes de pesca.

·         Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água.

·         Não mergulhar após lanches e refeições.

·         Não se afaste da margem.

·         Não salte de locais elevados para dentro da água.

·         Tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, pois pode estar escorregadio.

·         Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado.

·         Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo.

·         Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele.

·         Evite brincadeiras de mau gosto como os conhecidos "caldos".

·         Evite entrada brusca nas águas após longa exposição ao sol. O risco de choque térmico e desmaio são grandes.

·         Nadadores experientes também precisam tomar cuidados, muitos se afogam por acreditarem que conhecem o local.

·         Em caso de perigo, nunca nade contra a correnteza, sinalize o pedido de ajuda com os braços e tente boiar em direção à margem do rio.

·         Nunca deixe uma criança sozinha dentro ou próxima da água, mesmo em lugares considerados rasos.

·         Baldes, banheiras e piscinas infantis devem ser esvaziados após o uso e guardados virados para baixo.

·         Para dificultar o acesso, crie barreiras: as piscinas devem ser cercadas por portões e cercas.

·         Evite brinquedos e outros atrativos próximos à piscina e reservatórios de água.

·       Boias e brinquedos infláveis não são seguros o suficiente, pois podem estourar ou esvaziar. Na praia, no lago, no rio e até mesmo na piscina, o ideal é usar um colete salva-vidas.