Administração - Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Prefeitura de Itapetininga aumenta em mais de 250% notificações a donos de terrenos baldios e descartes irregulares de materiais

De olho no verão e período de chuva, a Prefeitura de Itapetininga tem intensificado as fiscalizações a terrenos baldios e locais com descarte irregular de materiais.

A preocupação tem nome. Aedes Aegypti. E embora as vistorias com orientações das equipes de controle de Vetores sejam diárias e este trabalho tenha contado com a crescente conscientização da população itapetiningana, que tem tomado todas as precauções no combate ao mosquito, o Setor de Fiscalização de Posturas tem estado atento aos proprietários de terrenos que não realizam a limpeza de suas áreas e aos locais com materiais que são descartados irregularmente.

Prova disto está no número de notificações a responsáveis por terrenos sujos e descartes irregulares emitidas em fevereiro, que já somam 431, um salto de mais de 250% com relação ao mês de janeiro, quando foram registradas 122 notificações.

“E olha que o mês de fevereiro nem acabou. A fiscalização acontece durante o ano todo e não podemos descuidar. Recebemos denúncias pelo ItapeMelhor, 156 e também pelo setor de Controle de Vetores que nos mandam endereços de locais vistoriados. Todas são verificadas. Se a área é pública, acionamos a secretaria de Serviços Públicos que imediatamente faz a limpeza. Quando é particular, aplicamos a notificação e se a limpeza não for feita em até 15 dias, autuamos o responsável”, explica a chefe do Setor de Posturas, Ana Maria Graça. A multa, neste caso é superior a R$ 1.600 reais.

A fiscalização mais intensa se justifica. Foram registrados no município desde o início do ano, quatro casos de dengue, todos registrados no mês de fevereiro, número extremamente baixo se comparado a outras cidades da região, mas que requer sempre atenção.

“A colaboração da população tem contribuído muito para esses números baixos. A grande maioria já entendeu sobre os riscos de se manter em casa ou em seus terrenos materiais que possam acumular agua, mas esse e trabalho conjunto entre a Prefeitura e a comunidade”, comenta Arlindo Roberto Queiroz, supervisor de campo do setor de Controle de Vetores.