Meio Ambiente - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Como descartar o lixo

Cidade Limpa

Como descartar o lixo

Para evitar que os índices de acidentes com os coletores de lixo cresçam, temos que conscientizar a população quanto ao descarte correto de materiais cortantes e perfurantes, entre eles os mais comuns são: vidros, vidros quebrados, latas e espetos de madeira.

Pois ao coletar um saco de lixo que esteja com o acondicionamento irregular, o mesmo pode romper-se, e o objeto mal acondicionado acabar entrando em contato com o corpo do coletor e ferindo-o. E assim, ocorre o acidente, que em sua maioria atinge as mãos, braços e pernas dos coletores, e dependendo da gravidade o acidentado deve se afastar do trabalho para sua recuperação.

Seja responsável na hora de descartar o lixo que contenha materiais que possam por em risco a vida e a saúde dos profissionais que realizam a coleta. Pois sabemos que os acidentes desta natureza podem ser evitados.

Ao descartar qualquer um dos materiais já citados, os procedimentos de segurança são basicamente os mesmos para todos, como por exemplo, embrulhar, embalar e identificar.

Cuidados simples ao fazer o descarte

Passo a passo:

·      Vidros: coloque-os em caixas de papelão, passe uma fita adesiva e identifique “CUIDADO VIDRO”.

·      Vidros quebrados: embrulhe-os com folhas de jornais, dependendo do volume os cacos podem ser depositados em caixas de leite, ou mesmo em caixas de papelão, passe uma fita adesiva e identifique “CUIDADO VIDRO QUEBRADO”.

·      Latas de conservas: coloque a tampa para dentro da lata, depois a amasse na lateral.

·      Espetos de madeira: deposite-os em garrafa PET, depois feche-a .

·      Lamina de barbear: deposite-a em caixa de leite, devidamente lacrada e identifique-a “CUIDADO LAMINA DE BARBEAR”.

Importante ressaltar que mesmo depois de realizar estes procedimentos, estes resíduos não devem ser depositados dentro do saco de lixo, o mais adequado é deixa-lo ao lado do saco de lixo, em uma caixa de papelão  para uma fácil visualização do coletor.

Lembramos que atitudes e gestos simples como estes, podem evitar que os acidentes aconteçam.