Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
ITAPETININGA, Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
Buscar

Trabalho e Desenvolvimento - Terça-feira, 10 de Março de 2020

Itapetininga recebe encontro técnico sobre Fertilidade do Solo – Manejo de Baixo Custo no próximo dia 26

Itapetininga recebe encontro técnico sobre Fertilidade do Solo – Manejo de Baixo Custo no próximo dia 26

Para os produtores rurais que procuram mais informações sobre técnicas que aumentam a produtividade e ampliam o potencial de uso de solo, esta é a oportunidade ideal para agregar novos conhecimentos ao dia-a-dia no campo.

Uma comissão organizadora formada pelo Sindicato Rural de Itapetininga, Prefeitura de Itapetininga, Sistema FAESP/SENAR e EDR de Itapetininga da CDRS - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, com o apoio de um grupo empresarial, realizam o Encontro Técnico sobre Fertilidade do Solo – Manejo de Baixo Custo, no dia 26 de março, das 14 às 17 horas, no anfiteatro do Sindicato Rural de Itapetininga, à Rua Campos Sales, 219, na área central de Itapetininga. Será realizado um ciclo com três palestras, ministradas por profissionais da área.

O objetivo é esclarecer dúvidas dos produtores rurais e oferecer acesso a técnicas adequadas para o sucesso de seus empreendimentos.

Confira a programação:

ROCHAGEM – Uso de Pó de Rocha na Agricultura – Guilherme Felisberto, engenheiro agrônomo, extensionista da CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Atua na Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo, sendo especialista no tema a ser abordado.

O uso do pó de rocha está cada vez mais difundido, inclusive para grandes culturas, como a soja, milho e trigo, mas seu uso tem sido bastante preconizado na produção de hortifruti, especialmente em sistemas orgânicos. Estes materiais possuem uma gama de micro e macro nutrientes, tornando as plantas mais resistentes e produtivas, com resultados interessantes na qualidade dos produtos. Entretanto seu uso requer conhecimentos técnicos para que os produtores rurais alcancem os resultados esperados.

POTENCIAL USO DOS DEJETOS DE AVES – Otávio Oliveira Mariano – médico veterinário, do Convênio entre a CDA – Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e a APA – Associação Paulista de Avicultura. É responsável pelo acompanhamento das propriedades avícolas da região de Itapetininga.

Existe em nossa região um grande volume produzido de cama de aves que necessita ser melhor direcionado para o uso correto que é como fertilizante orgânico na produção agrícola. Existe impedimento legal para uso na ração de ruminantes, o que pode causar graves problemas de saúde pública, com reflexos na exportação de carne bovina para outros países. 

Na palestra serão apresentados dados gerais da produção avícola e seu potencial produtivo do referido insumo nos municípios da região, com informações importantes para o planejamento de seu uso por grupos informais de produtores ou organizados em associações e cooperativas.

VIDA AO SOLO – Fungos e bactérias – Sônia Yamamoto, engenheira agrônoma, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com larga experiência em Sistemas de Produção Orgânica. O tema a ser abordado irá complementar as palestras anteriores, com preciosas informações sobre a vida no solo proporcionada pelo manejo equilibrado de diversos fatores e meios, entre os quais figuram o pó de rocha e os dejetos de aves.

Para fazer sua inscrição e ter mais informações o interessado deve ligar no Sindicato Rural de Itapetininga pelo (15) 3271-0811 ou na Casa da Agricultura no (15) 3271-0660.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Agendamento
Agendamento
Câmbio Verde
Câmbio Verde
SEMANÁRIO OFICIAL
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Semanário Oficial
HORÁRIO DE ÔNIBUS
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Horários de Ônibus
INVISTA NA CIDADE
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Educação
EDUCAÇÃO
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Audiência Pública
TROCA DE LÂMPADA
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Troca de Lâmpada
LEÃO CIDADÃO
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Leão Cidadão
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Guia da Cidade
TERCEIRO SETOR
Terceiro Setor
OUVIDORIA MUNICIPAL DO SUS
Ouvidoria Municipal do Sus
GOVERNO DIGITAL
>SERVIÇO CIDADÃO>SERVIÇOS EMPRESAS>NOTÍCIAS POR CATEGORIA>LINKS ÚTEIS
TELEFONES PÚBLICOS
ATENDE FÁCIL - PAÇO MUNICIPAL
  • (15) 3376-9600
ATENDE FÁCIL - VILA RIO BRANCO
  • (15) 3537-0242
SECRETARIA DE GABINETE
  • (15) 3376-9654

ver todos os telefones...

Itapetininga

Praça dos Três Poderes, 1000
Itapetininga / SP - CEP 18213-545

Telefone: (15) 3376-9600

Website Desenvolvido por King Page - Fábrica de Software