.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 9:00 às 17:00 Horas

Prevenção - Sábado, 10 de Outubro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tudo sobre o Coronavírus em Itapetininga

Confira


Tudo sobre o Coronavírus em Itapetininga

Dos 830 casos confirmados em Itapetininga, 36 são óbitos. Desses 704 estão curados.

O Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” que atende 13 municípios da região registra 30 internados.

A Unimed Itapetininga registra 05 Internados.

 

Em todos os casos, foram coletadas amostras para análises de material buco/nasal e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz. Até o momento o Departamento de Vigilância Epidemiológica não recebeu os resultados dos exames.

 

 

A prefeitura de Itapetininga anunciou um conjunto de medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Atividades suspensas preventivamente:

1 – Atividades no Espaço da Melhor Idade

2 – Visitas no Lar São Vicente de Paula e Vila da Dignidade

3 – Suspensa atividade de caminhada do “Programa Caminha Coração”

4 – Domingo no Parque

5 – Expoagro

6 - Determinação intensificação de reforço de higienização nas Escolas Municipais que no período de 16 à 20, às aulas são facultativas.

7 – Reuniões de Pais e de Conselhos nas Escolas Municipais

8 – Inaugurações de obras públicas – serão simbólicas, com público restrito

9 - Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” e as unidades de saúde de Itapetininga já contam uma sala de isolamento para atendimento de pessoas que apresentem sintomas de problemas respiratórios

10 - Ceprom

11 - Todas as atividades esportivas e culturais, realizadas pela Prefeitura.

 

Novas medidas (20/03/2020)

1 - Fechamento de TODAS as unidades escolares municipais a partir do dia 23 de março (segunda-feira);

2 - Entregas de materiais escolares aos alunos do Ensino Fundamental (de 1º ao 5º anos) serão feitos nesta sexta-feira (20) e segunda-feira (23), pelos diretores em cada unidade escolar;

3 - Aulas para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapetininga, serão transmitidas a partir do dia 24 (terça-feira) por meio do programa “Minha Escola na TV”, pela TV Sorocaba SBT, canal 36.1, das 11h às 11h45, com patrocínio da Empresa TAGUI. Emissora que permite uma grade para programa regional e municipal. As aulas serão de segunda a sexta.

4 - Fornecimento de cesta básica para crianças da Rede de Ensino Municipal, que os pais estão inscritos no cadastro do programa “Bolsa Família”; entregues pela Educação.

5 - Fechamento da Rodoviária Municipal a partir de 23 de março (segunda-feira);

6 - Fechamento para o consumo no local de restaurantes, bares, lanchonetes, a partir deste sábado, liberado a entrega em domicílio (delivery);

7 - Fechamento de áreas de lazer;

8 - Fechamento de cinemas e casas noturnas;

9 - Procon fechado, com atendimento dos casos de urgência na Secretaria de Negócios Jurídicos do Paço Municipal;

10 - PAT fechado, atendimento online (para o atendimento digital baixe os aplicativos SINE FÁCIL e CTPS DIGITAL – disponível para Android e IOS – ou acesse www.gov.br/trabalho)

11 - Isenção de tarifa de água para famílias de baixa renda por 90 dias (Sabesp – (15) 3376.8500 ou 0800 0550195) 

12 – Suspensão por 60 dias de dívidas em atraso com a Prefeitura Municipal de Itapetininga;

13 – Readequação nas linhas de ônibus do transporte coletivo de Itapetininga (Circular Nossa Senhora Aparecida – (15) 3273.4164)

 

Novas medidas (22/03/2020)

1 - Itapetininga segue a quarentena de acordo com o decreto do Governo Do Estado de São Paulo a partir desta terça-feira (24) até o dia 7 de abril;

2 - Suspensão de Feiras Livres;

3 - Atendimento no Paço Municipal será das 9h às 15h, de segunda a sexta;

4 - Bares, lanchonetes e restaurantes devem trabalhar somente com sistema delivery. Quem desrespeitar, terá o alvará cassado. Polícia Militar e Guarda Civil Municipal irão fiscalizar;

5 - Idosos terão ponto de vacinação Drive Thru contra o H1N1. De segunda a sexta-feira, a vacina será no prédio da nova Policlínica (antiga UPA), que funcionará à Avenida Nisshimbo do Brasil. A vacina também será convencional. O serviço será oferecido das 8h às 16h.

6 - No Espaço da Melhor Idade, ponto de vacinação com sistema convencional, à avenida Wenceslau Bráz, 369, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

7 - A vacinação nos postos de saúde somente será realizada aos sábados, das 8h às 12h. No próximo sábado, dia 28, todas as unidades de saúde estarão funcionando. As unidades dos distritos rurais atenderão normalmente durante a semana.

 

Prefeitura de Itapetininga cria serviço 0800 para orientação contra o Coronavírus (23/03/2020)

Começa a funcionar a partir das 14 horas desta segunda-feira (23) em Itapetininga, o serviço de ligação gratuita 0800 para atendimento com orientações de prevenção e esclarecimento de dúvidas sobre o Coronavírus.

O número é 0800-770-8283 e funcionará de todos os dias, inclusive aos fins de semana. As orientações serão dadas por profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas da população.

Fique atento aos horários de funcionamento:

0800-770-8283

de segunda a sexta-feira – das 8h às 19h

Sábados e domingos – das 8h às 17h

 

Policlínica recebe leitos e será centro de internação de pacientes com coronavírus (24/03/2020)

A Prefeitura de Itapetininga começou a instalar leitos na Policlínica (antiga UPA), para criação de um centro que irá acolher os pacientes que contraírem o Coronavírus. Equipes da Dusp, Saúde e Segurança Pública montaram os equipamentos que receberão as pessoas que se infectarem com o vírus.

Se depender da projeção dos números do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, os técnicos municipais avaliam que haverá uma superlotação no Hospital Municipal Léo Orsi Bernardes.

Nesta semana, a gestão municipal também está com um plano de contingência para a ampliação de mais uma ala de UTI no atendimento se houver um agravamento da situação na cidade. Serão 23 salas da Policlínica que abrigarão leitos.

Tenda de Triagem

No lado de fora da Policlínica, os funcionários da Defesa Civil e da Segurança Pública também montavam a Tenda da Triagem ontem à noite. Com esta medida, as equipes de saúde irão realizar a primeira avaliação médica para o encaminhamento que será feito na Policlínica.

Campanha de Vacinação

No primeiro dia da campanha de vacinação contra a influenza, foram imunizadas 6.300 pessoas com mais de 60 anos. Foram vacinados 40% do público alvo somente nesta data.

 

Vacinação contra H1N1 para idosos volta nesta quarta (1º) em Itapetininga (31/03/2020)

A Prefeitura de Itapetininga recomeça nesta quarta (1ª), das 8 às 16 horas ou até durarem os estoques, a Campanha de Vacinação contra H1N1. Foram enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado 3.800 novas doses para a vacinação de idosos, profissionais da saúde e agentes de segurança pública.

Desta vez o sistema Drive-Thru, aquele em que a pessoas não precisam sair do veículo, será realizado exclusivamente na Policlínica, na avenida Nisshimbo do Brasil, que também aplicará a vacina em sistema convencional. Devido ao número de doses recebidas, o AME, Shopping e Espaço da Melhor Idade não estarão fazendo a vacinação. Algumas escolas continuam como postos de vacinação. Confira a relação completa abaixo.

Outra novidade será a abertura para vacinação da EMEI “Profª Maria Benedicta Bastos Martins”, à rua Américo Izzo, 430, na vila Piedade.

Ao todo, com as duas remessas já distribuídas, 82% dos idosos de Itapetininga já foram imunizados contra a gripe H1N1.

Lembrando que a vacina contra H1N1 não combate o Coronavírus, mas auxilia no diagnóstico médico de pacientes que apresentem sintomas.

A vacinação também será oferecida nas escolas no sistema convencional já divulgadas anteriormente. Confira todos os pontos de vacinação:

Veja quais os pontos de vacinação:

DRIVE THRU

Policlínica (antiga UPA) e sala de vacina – Av. Nisshimbo do Brasil

SALAS DE VACINA (SISTEMA CONVENCIONAL)

Vila Arruda

EMEF Prof. Dr. José Salem Neto

R. Itapetininga, 341

Vila Rio Branco

Em frente a Unidade

EMEI Profª Cecília Moreira

Av. da Saudade, 111

Vila Nova Itapetininga

EMEI Profª Tereza Maria de Macedo Rodrigues

R. Amantino Ismael de Albuquerque, 361

Centro

EMEF Profª Jandyra Vieira Marcondes

R. Gal. Carneiro, 400

Jardim Bela Vista

EMEI Senhora Norma Suardi de Aguiar

Av. Dr. José Lembo, 1571

Taboãozinho

EMEI Profª Maria Apparecida Cardoso e Silva

Rua José Ferreira Menk, 30 (esquina com a avenida Francisco Weiss Júnior)

Jardim Fogaça

EMEF Profª Maria Cecília Rolim Nalesso

R. Alice Camargo Rosa, 100

Vila Belo Horizonte

EMEF Profª Hilda Weiss Trench

R. Lucas Nogueira Garcês, 500

Vila Mazzei

EMEF Profª Nazira Iared

R. Cristóvão Colombo, 204

Vila Piedade

EMEI Profª Maria Benedicta Bastos Martins

R. Américo Izzo, 430

 

90% do público alvo de Itapetininga foi vacinado em três dias na cidade (01/04/2020)

Pela primeira vez, Itapetininga alcança em três dias de vacinação, 90% de cobertura do público alvo, que nesta primeira etapa são os idosos, profissionais de saúde e agentes de segurança pública.

Foram aplicadas 17.100 doses. A expectativa é de que a Secretaria Estadual da Saúde envie novas doses nos próximos dias.

 

A Prefeitura de Itapetininga estará cadastrando costureiras informais para confecção de aventais (EPI) para os profissionais da saúde (03/04/2020)

Os interessados, pessoas físicas, deverão se cadastrar exclusivamente através do telefone 0800 770 8283, fornecendo nome completo, endereço (se possível com referência), telefone para contato e informando a quantidade que pretende produzir, observado o limite de 100 peças por pessoa.

As inscrições serão aceitas de 03 a 07 de março de 2020, cabendo prorrogação.

A confirmação de compra e início da produção ocorrerá após a visita e liberação pela Vigilância Sanitária, que atestará as condições de higiene do ambiente.

Será pago o valor de R$ 2,00 (dois reais) por peça produzida que deverá atender as especificações técnicas disponibilizadas no site da Prefeitura de Itapetininga (www.itapetininga.sp.gov.br).

As peças serão conferidas uma a uma por ocasião da entrega e aquelas feitas fora dos padrões da normativa não serão compradas.

Os aventais serão recolhidos em veículo da Prefeitura diretamente no endereço cadastrado pelo 0800 770 8283, em cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura, até o dia 15 de abril de 2020.

O pagamento será feito na mesma data do recolhimento, mediante recibo.

 

Novas medidas contra o Covid 19 são anunciadas em Itapetininga (03/04/2020)

Máscaras

A chefe do Executivo recomendou, a partir de agora, o uso contínuo de máscaras de proteção facial. Ela informou que, conforme o Ministério da Saúde, a máscara serve como uma barreira contra gotículas de saliva. Este produto cada um pode fazer em casa de forma artesanal, com tecido de tramas fechadas, tipo tricoline. De acordo com a chefe do Executivo, todas as pessoas devem utilizar durante o período de trabalho, em supermercados, em farmácias, bancos e postos de saúde entre outros lugares. “Sobretudo, os idosos e doentes crônicos”, avisou.

Um outro anúncio foi feito durante a coletiva. O programa “Costurando Oportunidades” do Fundo Social de Solidariedade, que conta com costureiras e recebem bolsa auxílio de R$ 200,00 por mês, irá confeccionar máscaras de pano, que serão doadas aos postos de saúde. Toda a produção dessas máscaras de pano será no Fundo Social. 

Vacinação

Neste sábado, dia 04, estarão disponíveis 5 mil e 500 doses de vacina contra H1N1 nos postos de saúde para a prevenção da gripe influenza para idosos, profissionais de saúde e agentes de segurança pública. Na Policlínica, serão distribuídas 600 senhas para o Drive Thru. As outras doses estarão disponíveis nos Postos de Saúde, exceto zona rural. A vacinação neste sábado será das 8h às 12h.

 

Parceria entre Prefeitura de Itapetininga e Sabesp realiza higienização nas proximidades do Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”, Pronto Socorro e unidade de Nefrologia (07/04/2020)

A parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e Sabesp de higienização nas proximidades de unidades de saúde continua na cidade.

A iniciativa, que surge num momento em que todos se unem em ações pela sociedade com ações de prevenção e no combate ao Coronavírus, tem acontecido diariamente e se destacado nos últimos dias.

Nesta terça-feira (07) a operação foi feita em torno do Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”, Pronto Socorro Municipal e Instituto de Nefrologia e Diálise de Itapetininga, entre outros locais.

O serviço é feito utilizando um caminhão bomba que realiza a higienização com uma solução de água com cloro em alta concentração, para criar uma barreira sanitária.

A ideia é de que o serviço se estenda durante todo este período de pandemia, de acordo com cronograma elaborado pela Sabesp e pela Prefeitura, numa ação conjunta que envolve, muito mais que a prevenção, mas uma parceria solidária pelo bem-estar de toda a população.

 

Mapeamento aponta que a maioria dos casos suspeitos é de mulheres acima de 64 anos em Itapetininga (07/04/2020)

A chefe do Executivo ressaltou a importância da prevenção contra o novo coronavírus para as pessoas acima de 60 anos. Ela revelou que a maioria dos casos investigados de contrair o Covid-19, é de mulheres e com idade superior a 64 anos em Itapetininga.  Os dados são obtidos no estudo realizado pela Vigilância Epidemiológica. Na visita a sede desta unidade, no período desta manhã, terça-feira, dia 7, foi mostrado um programa de software que indica onde estão os suspeitos e qual é o perfil das pessoas.

“Nossa equipe está mapeando os casos pelo território municipal. É um trabalho de inteligência em saúde que facilita a nossa prevenção”, contou.  Informou que mais três notificações foram descartadas e somam agora 18 testes negativos. O mapeamento foi feito com a ajuda do estudante da Fatec, Thibério Augusto dos Santos, com a orientação do professor doutor Jefferson Biajone.

250 testes rápidos devem chegar nesta semana. A aquisição foi feita pela Associação Comercial de Itapetininga (ACI) que está participando do Amigo Voluntariado de Itapetininga. A compra dos testes rápidos foi uma solução devido à demora encontrada no Instituto Adolfo Lutz que tem que absorver todos os exames do Estado de São Paulo.

 

"Costurando Oportunidades" trabalha na confecção de máscaras no Fundo Social de Solidariedade (08/04/2020)

Para atender as pessoas que passam pelos postos de saúde de Itapetininga, máscaras de pano estão sendo confeccionadas pelo programa “Costurando Oportunidades” do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga.

Como medida preventiva ao Covid 19, a chefe do Executivo acompanhou nesta quarta-feira (08), a confecção das máscaras de pano. “Essas máscaras vão ser entregues para atender a população nos postos de saúde. Cada pessoa pode fazer sua máscara de pano em casa e é bem fácil. Assim, todos juntos somando por uma Itapetininga cada vez mais segura no combate a esse vírus”, destacou a chefe do Executivo.

O programa “Costurando Oportunidades” é destinado para pessoas de Itapetininga, com habilidade em corte e costura, para aperfeiçoar o conhecimento na confecção de peças. Cada uma, recebe uma bolsa-auxílio de R$ 200,00 por mês.

 

Itapetininga recebe 250 testes rápidos para Covid 19 em parceria com a Associação Comercial (08/04/2020)

A Prefeitura de Itapetininga recebeu na tarde desta quarta-feira (08) um lote com 250 testes rápidos para diagnóstico da Covid 19.

A ação foi realizada numa parceria entre a Prefeitura de Itapetininga, que fez a encomenda dos testes, e a Associação Comercial da cidade, que custeou os exames por meio de uma ação com as doações voluntárias de diversos empresários locais.

Estiveram presentes durante a entrega dos testes o presidente e o tesoureiro da Associação Comercial, Benedito Sampaio e Pedro José de Camargo e o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Anderson André Almeida.

Os testes, importados da China, foram imediatamente levados ao Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” e serão destinados, neste primeiro momento, aos pacientes internados com suspeita da doença, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. De acordo com o último boletim da Prefeitura de Itapetininga, se encontram hospitalizados nove pacientes.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Anderson André Almeida os testes são “simples e rápidos” e levam aproximadamente, 10 minutos para apontarem o resultado.

 “A união faz toda a diferença para nosso trabalho. Nosso agradecimento a todos da Associação Comercial de Itapetininga e a todos que ajudaram nessa ação pela saúde de nosso Itapetininga”, destacou a chefe do Executivo.

 

Anunciada construção de Hospital de Campanha em Itapetininga (11/04/2020)

Neste sábado (11), foi iniciada a construção um Hospital de Campanha na rua Padre Albuquerque, em frente ao Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes". Por isso, o trecho entre as ruas São Vicente de Paula e Pedro Marques, foi interditado para os trabalhos de montagem das estruturas. Será a segunda unidade voltada para auxiliar no fluxo de atendimento a pacientes que possam contrair a Covid 19. O primeiro foi a Policlínica da Central Parque 4L.

Com a medida, os motoristas que estiverem na rua Padre Albuquerque, sentido bairro-centro, terão duas opções. A primeira é virar à direita na Rua São Vicente de Paula para acessar a Avenida Dr. João Batista Lobato. A outra opção é entrar à esquerda também na Rua São Vicente de Paula, que terá o sentido invertido, em direção à Rua João Evangelista.

Com o Hospital de Campanha, serão oferecidos mais seis consultórios, 12 leitos e uma interligação direta com o Hospital Municipal. A chefe do Executivo informou que já solicitou mais 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao governo estadual. Atualmente, a administração municipal já criou uma triagem exclusiva para “Doenças Respiratórias”. Cada paciente recebe máscara e higienização com álcool gel nas mãos numa área restrita para atendimento.

Ampliação

A construção do Hospital de Campanha é a segunda medida da gestão municipal para ampliar o número de leitos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. A primeira iniciativa foi a abertura da Policlínica no Central Parque 4L. Conforme a chefe do Executivo, a nova unidade começará a funcionar na terça-feira, dia 14. Com capacidade instalada de 23 leitos atenderá principalmente os casos de baixa e média complexidade de Covid-19. Dentro do Hospital Municipal, a estrutura conta com 10 leitos de UTI e 16 de enfermaria. “Todas essas medidas são para garantir a vida dos nossos moradores. Mesmo assim peço que todos respeitem o isolamento social e, em casos excepcionais, como ir a farmácias e supermercados, que utilizem máscaras”, disse.

 

Ruas centrais próximas ao Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes" têm mudanças no trânsito (11/04/2020)

Com a instalação do Hospital de Campanha para auxiliar no fluxo de atendimento do Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes", em Itapetininga, devido à pandemia da Covid 19, algumas ruas centrais terão sentido alterado e interdição parcial.

- Rua Padre Albuquerque

Estará interditada por tempo indeterminado em frente ao Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes" entre as ruas São Vicente de Paula e Pedro Marques. No local será montada a estrutura do Hospital de Campanha;

- Rua São Vicente de Paula

Mão de direção alterada no trecho entre a Praça Siqueira Campos e rua João Evangelista.

Para os motoristas que vierem da rua Padre Albuquerque sentido centro, na altura do semáforo no cruzamento com a rua São Vicente de Paula, os motoristas poderão descer sentido velório central ou subir, sentido centro, até a rua Cel. Pedro Dias Batista.

De acordo com a secretaria de Trânsito as equipes começarão a fazer o isolamento da área e adequações da sinalização vertical e de semáforos no local a partir das 7 horas da manhã.

A orientação aos motoristas é para que utilizem as vias paralelas    e que redobrem a atenção nas proximidades.

A área estará sinalizada e a Guarda Civil Municipal estará no local para auxiliar na orientação aos motoristas.

 

Hospital de Campanha irá utilizar médicos, equipes de apoio, laboratórios, equipamentos, ala de nutrição e esterilização (13/04/2020)

A chefe do Executivo explicou nesta segunda-feira, dia 13, que a definição do local para erguer o Hospital de Campanha, em frente ao Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”, em Itapetininga para atender aos casos do Covid-19 segue, estritamente, orientações técnicas de médicos e especialistas.

O novo anexo construído à rua Padre Albuquerque irá utilizar toda a estrutura já existente do Hospital Municipal Dr. Léo Orsi Bernardes como equipe médica e de apoio, ala de nutrição, laboratório, medicamentos, equipamentos para exames, principalmente tomografia, além de lavanderia e esterilização. Também está em andamento a aquisição de respiradores e ampliação da UTI.

De acordo com a chefe do Executivo, o custo do Hospital é de R$ 190 mil mensais e será custeado pelo governo estadual. “A Secretaria Estadual de Saúde enviou os recursos para a manutenção desta nova unidade para atender os casos do novo Coronavírus”, explicou. “Não é uma tenda. Haverá dois túneis isolados. De um lado, a passagem direta dos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 e a outra passagem, para os leitos. Não haverá contato”, reforçou o secretário de saúde.

O Hospital de Campanha conta, em sua estrutura, como ar-condicionado, geradores, rede hidráulica, elétrica, portas de vidro antipânico, consultórios, todas as instalações são desinfetáveis. O piso elevado. Isso permite a limpeza constante deste local e evita qualquer problema futuro com as chuvas que possam ocorrer.  A instalação de um Hospital de Campanha tem como característica a capacidade de manobra para atender uma sobrecarga de pacientes. Médicos e enfermeiros ficam próximos.

Com o Hospital de Campanha, de 550 metros quadrados, serão oferecidos mais leitos, recepção, banheiros, triagem e duas interligações diretas com o Hospital Municipal. A chefe do Executivo informou que já solicitou mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao governo estadual. 

O Dr. Márcio Gimenez, médico diretor técnico do Hospital Municipal, explicou que foi criado um fluxo exclusivo para Doenças Respiratórias. Hoje, já está definido um fluxo separado na recepção para as Síndromes Respiratórias. É feita a triagem, com emergência e ala de internação com isolamento. A preocupação dos técnicos da saúde é que, como o crescimento dos números e taxas de contágio da Covid-19, a estrutura do Hospital Municipal tem que crescer para dar conta de todos os casos.

“O novo anexo surge da necessidade do desafio que estamos vivendo”, disse o diretor técnico.  A instalação em frente ao Hospital servirá como extensão para equipe médica e de apoio, ala de nutrição, laboratório, medicamentos, equipamentos para exames, principalmente tomografia, além de lavanderia e esterilização. “É muito melhor estar próximo, do que levar de um local para outro o paciente que muitas vezes está debilitado”, explicou o médico.

A administradora do Hospital, Artemizia Bertolazzi, afirmou que está em andamento a aquisição de respiradores e a ampliação da UTI.  A instalação do anexo em frente, traz vantagens, pois irá otimizar toda a estrutura do Hospital Municipal.

Policlínica

A construção do Hospital de Campanha é a segunda medida da gestão municipal para ampliar o número de leitos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. A primeira iniciativa foi a abertura da Policlínica no Central Parque 4L. Conforme a chefe do Executivo, a nova unidade começará a funcionar nesta terça-feira, dia 14. Com capacidade instalada de 23 leitos atenderá principalmente os casos de baixa e média complexidade de Covid-19. “Todas essas medidas são para garantir a vida dos nossos moradores. Mesmo assim peço que todos respeitem o isolamento social e, em casos excepcionais, como ir a farmácias e supermercados utilizem máscaras”, finalizou a chefe do Executivo.

 

Lançado Ponto de Apoio ao Caminhoneiro com orientações ao combate a Covid 19 (13/04/2020)

“Dá para ver a emoção nos olhos deles”, assim definiu o tenente João Felipe Caiares da Polícia Militar Rodoviária, ao dar instruções a um dos caminhoneiros que foram abordados durante a ação como Ponto de Apoio para Caminhoneiros na Rodovia Raposo Tavares, em Itapetininga.

Vindo de Palmital, interior de São Paulo com destino ao litoral paulista, o motorista Wilson Madeira recebeu orientações sobre saúde, teve aferição da temperatura, máscara de proteção e antes de seguir a viagem de trabalho, recebeu também um kit com lanche e produtos de higiene, além de copos com água fornecidos pela Sabesp.

O Ponto de Apoio para Caminhoneiro foi lançado nesta segunda-feira (13), como medida preventiva ao combate ao Covid 19, pela chefe do Executivo juntamente com a Secretaria de Saúde, Polícia Militar Rodoviária, Grupo CCR, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e Sabesp.

“Estamos unidos ao combate a esse vírus. Somamos forças para também cuidar dos caminhoneiros que estão nestas estradas e que passam por Itapetininga. Conforme abordagem da Polícia Militar Rodoviária, os caminhoneiros recebem orientações pela Vigilância Epidemiológica”, enfatizou a chefe do Executivo.

O engenheiro Mauro Nalesso é Gerente Divisional da Sabesp Itapetininga e destacou a importância dessa união. “A Sabesp não tinha como ficar de fora”, frisou. E acrescentou que o trabalho de higienização nos locais de saúde, como o Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes” vão continuar.

De acordo com José Salim, diretor da CCR SPVias, participar dessa ação e realizar parcerias com instituições importantes reforçam ainda mais o papel da Concessionária no combate a essa pandemia. "Nós temos garantido a normalidade das operações de nossas rodovias, a fim de assegurar a manutenção de serviços indispensáveis. Por isso, estamos realizando diversas atividades para apoiar e valorizar os caminhoneiros, que realizam diariamente o transporte de itens essenciais.", afirmou.

“Um ajudando o outro, vamos vencer essa pandemia. Valorizamos todos os caminhoneiros. Mesmo aqueles que não são abordados, se sintam homenageados”, concluiu o tenente Caiares.

 

Itapetininga transforma espaços do CAPS da Chapadinha em unidades de isolamento a suspeitas de Covid 19 a moradores em situação de rua (14/04/2020)

Diante da pandemia da Covid 19, a Prefeitura de Itapetininga vem se preparando para as mais diferentes situações que exijam rapidez e atendimento especializado no isolamento a casos suspeitos da doença.

Uma das iniciativas que estão sendo adotadas é a criação de espaços de isolamento no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS do bairro Chapadinha, para possíveis atendimentos a moradores em situação de rua do município considerados suspeitos.

A ação, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, tem como principal objetivo dar o atendimento especializado e em isolamento a possíveis casos suspeitos entre a população em situação de rua.

De acordo com a secretaria da saúde, o grande desafio é manter o isolamento dos casos suspeitos, considerando que a grande maioria desse público não possui vínculos familiares e não tem um local de referência para se manter em isolamento, caso necessite, sem risco de contaminação ao seu grupo.

No Caps da Chapadinha foram montados dois espaços para isolamento, feminino e masculino. No local os pacientes contarão com toda assistência das secretarias de Saúde e de Promoção Social.

Para a adequação do local, a secretaria de Promoção Social também providenciou toda a estrutura como camas, colchões, lençóis e toalhas. Os possíveis atendidos também contarão com todas as refeições diárias, preparadas com alimentos e mão de obra da secretaria da Promoção Social.

Transformamos alguns espaços do Caps como locais de isolamento , caso tenhamos algum morador em situação de rua de Itapetininga com suspeita de Covid-19.

 

Itapetininga realiza entrega de máscaras em unidade móvel e nos postos de saúde (14/04/2020)

Para atender as pessoas que passam pelos postos de saúde de Itapetininga e pela área central da cidade, máscaras de pano estão sendo confeccionadas por costureiras do programa “Costurando Oportunidades” do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga.

O programa “Costurando Oportunidades” é destinado para pessoas de Itapetininga, com habilidade em corte e costura, para aperfeiçoar o conhecimento na confecção de peças. Cada uma, recebe uma bolsa-auxílio de R$ 200,00 por mês.

Paralelamente, uma empresa de confecções do município, numa iniciativa voluntária, também está confeccionando máscaras, em TNT, com retalhos da confecção dos aventais que estão feitos para atender os profissionais da área de saúde, num outro programa pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de Itapetininga que cadastrou aproximadamente 70 costureiras para realizar o trabalho remunerado em casa.

Até o momento, ao todo, foram confeccionadas aproximadamente 11 mil máscaras. O material está sendo distribuído nos postos de saúde do município e em uma unidade móvel volante que, nesta terça-feira (14), das 8 às 11 horas, está localizada no Largo dos Amores, na área central.

A expectativa é de que a unidade móvel distribua uma média de 600 máscaras ao dia.

 

Itapetininga anuncia 2ª etapa da vacinação contra H1N1 para o próximo sábado (18) (14/04/2020)

A nova etapa da Campanha da Vacinação contra H1N1 já tem data marcada em Itapetininga. Ao todo serão aplicadas 3.500 doses no próximo sábado (18), das 8 ao meio-dia de acordo com a programação abaixo:

Sábado (18) – das 8 ao meio-dia

Sistema presencial

Postos de Saúde da área urbana

Pessoas com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos, asmáticos, pessoas com bronquite, cardiopatas, entre outros).

Na área rural a vacinação acontece nas unidades de saúde, a partir de segunda-feira (20), durante toda a semana.

Sábado (18) – das 8 ao meio-dia

Sistema Drive-thru

Distribuição de 500 senhas

Em frente ao Fundo Social de Solidariedade

Motoristas de transporte coletivo.

A secretaria de Trânsito estará dando apoio durante a ação.

No local, cada motorista receberá uma máscara de pano confeccionada pelo Programa “Costurando Oportunidades” do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga.

 

Apresentada nova ala de UTI no Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes” (15/04/2020)

Uma nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”, em Itapetininga foi apresentada nesta quarta-feira (15).  Foram criados cinco novos leitos exclusivos para atendimentos de pacientes graves com Covid-19.

Na ocasião, também foram entregues pela gestão municipal um respirador artificial e monitor multiparâmetro, que mede os sinais de pacientes, como pressão arterial e batimentos cardíacos, no valor total de R$ 90 mil. “Hoje, a gente vem aqui mostrar uma ala que foi reservada para a instalação da UTI voltada para os casos Covid-19. Atualmente, o Hospital Municipal tem 10 leitos de UTI e estamos solicitando o credenciamento de mais 10 leitos”, relatou a chefe do Executivo.

A administradora do Hospital, Artemizia Bertolazzi, afirmou que está em processo de montagem de todos os equipamentos. Conforme a administradora, é colocada toda a infraestrutura. “É instalada uma nova geração de ar-comprimido especificamente para esta área, conseguimos quatro respiradores, chegaram mais dois monitores. Estamos em fase final de ajustes”, destacou Artemiza.

Também preocupada com a futura manutenção do custo da ampliação de atendimento intensivo, a prefeitura já solicitou que os governos federal e estadual para que ajudem a bancar o custeio desta nova ala. É a terceira medida, na área médica hospitalar, definida pela gestão municipal. A primeira foi a abertura da Policlínica. Depois, a instalação do Hospital de Campanha, em frente ao hospital, com interligações. E agora, a abertura de uma nova ala de UTI.

Cobertura para o anexo

No anexo erguido à rua Padre Albuquerque, os pacientes e médicos terão interligações de acesso ao Hospital Municipal para utilizar a estrutura de internação, ala de nutrição, laboratório, medicamentos, equipamentos para exames, principalmente tomografia, além de lavanderia e esterilização. O tempo médio entre o novo hospital de campanha e a UTI foi de pouco mais de 1 minuto.

“O tempo faz toda a diferença. Os pacientes que necessitam de internação em ala intensiva são pacientes críticos”, frisou o médico Márcio Gimenez, Diretor Técnico do Hospital Municipal. O diretor também explicou que existe um protocolo de transporte de enfermos que exige estabilidade para não prejudicar o estado de saúde. “Se não houver este equilíbrio inviabiliza a vinda de um doente para o hospital. Se uma pessoa estiver em outra estrutura, que não conseguisse estabilizar para condução, inviabiliza sua vinda para hospital. Por estar aqui, o deslocamento é interno”, disse o diretor.

 

Prefeitura intensifica entrega de máscaras nos postos de saúde, centro e bairros (15/04/2020)

A Prefeitura de Itapetininga intensifica a entrega de máscaras para a proteção contra a Covid 19. As distribuições são realizadas nas unidades de saúde e pela Unidade Móvel de Saúde. Já foram entregues até o momento, 11 mil máscaras, confeccionadas pelo programa “Costurando Oportunidades”, do Fundo Social de Solidariedade e também, de empresas de confecção da cidade.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, as pessoas que precisarem sair de casa para supermercados ou farmácias, é indicado o uso dessas máscaras, que servem como proteção. Os técnicos da saúde alertam que o uso é individual e a máscara não deve ser compartilhada com ninguém. Cada um deve ter a sua.

Em cada ponto volante, a intenção é entregar 600 unidades de proteção. Todo o material é reutilizável, lavável e o tecido de TNT, que são retalhos de aventais, produzidos pelo programa “Costurando Oportunidades”, do Fundo Social de Solidariedade.

A entrega do material nos bairros segue o mapeamento de um aplicativo desenvolvido pelo estudante da Fatec, Thibério Augusto dos Santos, com a orientação do professor doutor Jefferson Bieajone. “Nossa equipe está mapeando os casos pelo território municipal. É um trabalho de inteligência em saúde que facilita a nossa prevenção”, contou a chefe do Executivo.

 

Segunda fase da instalação do Hospital de Campanha em Itapetininga (16/04/2020)

Foi iniciada nesta quinta-feira, dia 16, a segunda fase da construção do Hospital de Campanha. Neste período, começaram a ser instalados todas as divisórias para os leitos, para os consultórios, além das redes elétrica, hidráulica, ar-condicionado, sanitários com acessibilidade, reservatórios de água potável, portas antipânico, reservatórios de dejetos e uma área de segurança. São 500 metros quadrados com toda a infraestrutura.

De acordo com a chefe do Executivo, os pacientes suspeitos terão uma recepção exclusiva no Hospital de Campanha e estarão distantes das outras patologias. Duas interligações foram feitas. Uma levará os pacientes para exames médicos, como tomografia e raio-x. Em outra passagem fará a conexão para a internação na UTI. As normas seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

“Começamos a instalação das redes elétrica e hidráulica”, mencionou a chefe do Executivo. De acordo com Quincas, que acompanha e fiscaliza o andamento da obra, a unidade segue as normas de padrão hospitalar. Ele explicou que o sistema de ar-condicionado é específico para realizar a filtragem, climatização e a exaustão dentro do ambiente. “O ar vem de fora, é filtrado, por meio dos dutos que climatizam todo o espaço. O sistema de exaustão fará a troca do ar para manter sempre climatizado e purificado”, disse.

O investimento de até R$ 190 mil mensais com o Hospital de Campanha. Os recursos são repasse dos governo federal e estadual.

 

Instalados mobiliários no Campanha de Itapetininga (22/04/2020)

O Hospital de Campanha de Itapetininga entrou na fase de instalação de mobiliário e serviços complementares.

O local já conta com mesas, cadeiras, bebedouros, banheiros com acessibilidade e lavatórios em funcionamento. Na sequência, estão a triagem, os consultórios médicos, dispensa de remédios e sala de observação com poltronas, mesas e leitos já dispostos em cada ambiente.

“Nossa cidade tem o Hospital Municipal que abrange 13 cidades. Neste anexo, que é construído em frente ao Hospital com interligações para otimizar o atendimento, criamos um isolamento que atenderá apenas os casos Covid-19. Esta nova estrutura irá funcionar como uma barreira impedindo que demais pacientes que vierem para cá possam contrair a doença. É um investimento para todos, pois quem precisar de internação por acidente de carro, queda de pressão ou mal estar também estará protegido”, destacou a chefe do Executivo.

Na sequência, dividida por uma porta, há ala de internação, com posto de enfermagem que monitorará 24h os pacientes, além de sanitários. Todos os boxes já estão com cortinas. Duas interligações foram concluídas. Uma levará os pacientes para exames médicos, como tomografia e raio-x.  E outra passagem fará a conexão para a internação na UTI. As orientações seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Prefeitura entrega em tempo recorde Hospital de Campanha para Covid 19 em Itapetininga (25/04/2020)

Duas semanas. Este foi o prazo entre o início da montagem da estrutura à entrega do Hospital de Campanha para atendimento à Covid 19 realizada neste sábado (25), em Itapetininga.

O anexo do Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes", instalado à rua Padre Albuquerque irá atender casos suspeitos e confirmados de baixa complexidade de Covid 19 e foi entregue simbolicamente pela chefe do Executivo e diretores do HLOB.

De acordo com a chefe do Executivo o gerenciamento e controle de fluxo do Hospital de Campanha ficam sob a responsabilidade do Hospital "Dr. Léo Orsi Bernardes".

O Hospital de Campanha tem 550 metros quadrados e conta com 20 leitos do tipo clínico, recepção, acolhimento, consultórios médicos, dispensário de medicamentos de uso interno e sala de aplicação de medicamentos. A estrutura também conta com ar-condicionado, geradores, redes elétrica e hidráulica, portas antipânico, sanitários e chuveiros.

O investimento é de até 190 mil mensais. Os recursos são repasse do governo Estadual.

 

Comunicado Tiro de Guerra de Itapetininga (29/04/2020)

De acordo com o Tiro de Guerra de Itapetininga 02-076, as adaptações de instrução são:

1 – Com a finalidade de reduzir a possibilidade de transmissão do Covid 19 (coronavírus), foram estabelecidas adaptações nas atividades deste Tiro de Guerra conforme descrito abaixo:

Comparecimento de apenas uma turma de instrução por dia, com instruções das 06h às 08h, de mordo que cada turma desloca-se, comparecendo ao TG, metade dos dias previstos em situação de normalidade;
Fornecimento de álcool em gel aos atiradores, na entrada do TG, bem como, realização de uma triagem sumária, buscando-se identificar apresentação de sintomas dessa enfermidade por parte dos atiradores;
As instruções continuam sendo ministradas ao ar livre, utilizando-se para isso a arquibancada e o Pátio do TG, mantendo-se uma distância mínima de 2m entre os atiradores e;
Continuam suspensas formaturas, treinamento físico militar (educação física) e atividades não constantes dos documentos internos do Exército relativos à instrução.

2 – Eventuais novas orientações recebidas do Escalão Superior, que impliquem em mudanças na rotina do TG, serão repassadas.

 

Comunicado Prefeitura de Itapetininga (29/04/2020)

A Prefeitura de Itapetininga informa o novo horário de atendimento do Serviço 0800 770 8283 para orientações sobre o Coronavírus a partir desta quinta-feira (29):

De segunda a sexta-feira: das 9 às 17 horas

Sábados e domingos: as ligações deverão ser feitas à Guarda Civil Municipal pelo telefone 199 ou para a Polícia Militar pelo telefone 190.

 

A Prefeitura de Itapetininga informa o "Abre e Fecha" para o feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalhador (29/04/2020)

Coleta de lixo: Funciona normalmente

Corpo de Bombeiros: Serviços ininterruptos

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): Funciona normalmente

Pronto-Socorro: Funciona normalmente

Órgãos públicos municipais: Não haverá expediente na sexta-feira (1º). Volta na segunda-feira (04).

Farmácia Municipal (Unidade Dispensadora de Medicamentos): Não haverá expediente na sexta-feira (1º). Volta na segunda (04).

Escolas Municipais: estão com aulas suspensas de acordo com o Decreto do Governo do Estado de São Paulo.

Agendamento de Oxigênio Medicinal: Os pedidos devem ser feitos até esta quinta-feira (30), das 8 às 12 horas pelo telefone (15) 3272-1242. Não haverá expediente na sexta-feira (1º). O agendamento de oxigênio retorna na segunda (04).

Agendamento de Transporte para hospitais da região:  O agendamento de transporte para os hospitais da região deverá ser feito até as 10 horas desta quinta (30). O agendamento não funcionará na sexta-feira (1º). Retorna na segunda-feira (04).

Postos de Saúde: Não funcionarão na sexta-feira (1º). Retornam na segunda-feira (04).

Policlínica na Av. Nisshimbo do Brasil: Não funciona nesta sexta-feira (1º). Retorna na segunda-feira (04).

Hospital de Campanha: Funciona normalmente

Serviço 0800 para orientações sobre o Coronavírus: não funciona na sexta-feira (1º) e no fim de semana. Neste período as ligações deverão ser feitas à Guarda Civil Municipal pelo 199 ou à Polícia Militar pelo 190.

 

Prefeitura de Itapetininga decreta uso obrigatório de máscara de proteção(30/04/2020)

A Prefeitura de Itapetininga publica nesta sexta-feira (1º), no Semanário Oficial Eletrônico do Município, o decreto municipal que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em virtude da pandemia de Covid 19.

A medida entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 04 de maio, e o uso da máscara se torna obrigatório em todos os estabelecimentos considerados essenciais, de acordo com os decretos dos governos Estadual e Federal.

Os estabelecimentos comerciais deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando o equipamento de proteção. O objetivo é criar uma barreira à proliferação da Covid 19, principalmente nos locais sujeitos a um maior fluxo de pessoas.

O documento traz ainda a recomendação para que a população em geral faça o uso de máscaras de proteção facial, segundo as orientações do Ministério da Saúde.

Dando continuidade ao trabalho de confecção e distribuição de máscaras que já é realizado por meio do Programa Costurando Oportunidades do Fundo Social de Solidariedade e com o apoio da iniciativa privada, a Prefeitura continuará fornecendo máscaras à população nas unidades de saúde do município.

O setor de Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal farão a orientação aos estabelecimentos e população. As infrações estarão sujeitas ao Código de Posturas do Município.

 

Uso obrigatório de máscara de proteção é decreto em Itapetininga (04/05/2020)

Já está em vigor o decreto municipal que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em virtude da pandemia de Covid 19, em Itapetininga.

A medida foi publicada no Semanário Oficial Eletrônico no fim de semana, e o uso da máscara se tornou obrigatório em todos os estabelecimentos considerados essenciais, de acordo com os decretos dos governos Estadual e Federal.

Os estabelecimentos comerciais deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando o equipamento de proteção. O objetivo é criar uma barreira à proliferação da Covid 19, principalmente nos locais sujeitos a um maior fluxo de pessoas.

O documento traz ainda a recomendação para que a população em geral faça o uso de máscaras de proteção facial, segundo as orientações do Ministério da Saúde.

Dando continuidade ao trabalho de confecção e distribuição de máscaras que já é realizado por meio do Programa Costurando Oportunidades do Fundo Social de Solidariedade e com o apoio da iniciativa privada, a Prefeitura continuará fornecendo máscaras à população nas unidades de saúde do município.

O setor de Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal farão a orientação aos estabelecimentos e população. As infrações estarão sujeitas ao Código de Posturas do Município.

 

Serviço 0800 para orientação contra o Coronavírus continua em atendimento pela Prefeitura (04/05/2020)

O número é 0800-770-8283. Por esse canal, você que mora em Itapetininga pode tirar dúvidas para atendimento com orientações de prevenção e esclarecimento sobre a Covid 19.

As orientações são passadas por profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas da população.

Fique atento ao horário de funcionamento:

0800-770-8283

de segunda a sexta-feira – das 9h às 17h

 

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapetininga acompanham aulas de casa pelo programa “Minha Escola na TV” (04/05/2020)

As aulas para os alunos do 1º ao 5º anos da Rede Municipal de Ensino são transmitidas, das 11h às 11h45, na TV Sorocaba SBT, canal 36.1. São professores que utilizam a metodologia do Sistema Sesi de Ensino e os alunos, em casa, acompanham das apostilas, que foram entregues aos pais.

“Acredito que é a continuidade do ensino. Não haverá defasagem”, salientou a professora Adriana Targino que completou que é o mesmo conteúdo presencial.

O patrocínio é da Empresa TAGUI e as aulas são transmitidas na emissora que permite uma grade para programa regional e municipal. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas preventivas contra o novo coronavírus.

 

Prefeitura de Itapetininga cria estrutura de apoio com orientações à população sobre Auxílio Emergencial da Caixa (07/05/2020)

Além do auxílio da Guarda Civil Municipal com orientações sobre distanciamento e da distribuição de máscaras em tecido confeccionadas pelo Fundo Social de Solidariedade que as equipes da secretaria de Saúde têm realizado nas filas das agências da Caixa Econômica Federal em Itapetininga, começa a funcionar a partir desta segunda-feira (11), das 8 às 14 horas, na rua Monsenhor Soares em frente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, um serviço de apoio disponibilizado pela Prefeitura de Itapetininga para auxiliar a população com orientações sobre o pagamento do Auxílio Emergencial da Caixa Econômica Federal. O serviço estará disponível de segunda a sexta, durante o período da pandemia.

Para este atendimento foi instalada uma estrutura externa completa com funcionários treinados que estarão auxiliando a população com orientações. O serviço é destinado exclusivamente a orientações e a Caixa não fará o pagamento do benefício no local.

O objetivo da ação é contribuir para evitar aglomerações, levando informações ao cidadão relativas ao recebimento do Auxílio Emergencial, como fazer o cadastro, acessar o aplicativo da Caixa, dando suporte e preparando para o recebimento das próximas parcelas do auxílio. Além disso, serão esclarecidas dúvidas sobre Cartão-Cidadão, Seguro Desemprego e vagas de emprego que fazem parte do sistema SINE.

Serviço

Orientações sobre o Auxílio Emergencial da Caixa

A partir de segunda-feira (11)

Local: Rua Monsenhor Soares, 251 – centro (em frente ao PAT)

De segunda a sexta-feira - das 8 às 14 horas

 

Nova etapa de vacinação contra H1N1 em Itapetininga será neste sábado (09) (07/05/2020)

Uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra H1N1 será realizada em Itapetininga neste sábado (09), das 8h às 12h. Para esta fase foram recebidas da Secretaria Estadual de Saúde 10 mil doses da vacina.

Desta vez o público alvo, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, serão os professores e crianças, com idades entre seis meses até cinco anos, onze meses e vinte e nove dias.

A imunização será feita nos postos de saúde da área urbana para as crianças com idade indicada e professores.

Já exclusivamente para os professores haverá mais um ponto de vacinação na Policlínica da avenida Nisshimbo do Brasil, em sistema Drive Thru, com distribuição de 2 mil senhas.

Na área rural a vacinação para o público alvo será feita durante a próxima semana.

A nova etapa da vacinação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Trânsito e Secretaria de Serviços Públicos.

A orientação para todos que comparecerem aos locais de vacinação é para que utilizem máscaras de proteção.

 

Vacinação contra H1N1 em Itapetininga atendeu professores e crianças (12/05/2020)

Uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra H1N1 começou. Para esta fase foram recebidas da Secretaria Estadual de Saúde 10 mil doses da vacina.

Desta vez o público alvo, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, são professores e crianças, com idades entre seis meses até cinco anos, onze meses e vinte e nove dias.

A imunização é feita nos postos de saúde da área urbana para as crianças com idade indicada e professores.

Já exclusivamente para os professores teve mais um ponto de vacinação na Policlínica da avenida Nisshimbo do Brasil, em sistema Drive Thru, com distribuição de 2 mil senhas, no último sábado (09).

Na área rural a vacinação para o público alvo será feita durante a semana.

A orientação para todos que compareçam aos locais de vacinação é para que utilizem máscaras de proteção.

 

Prefeitura atende 3.430 famílias com cestas básicas do Programa Alimento Solidário do Governo (14/05/2020)

Tem início na próxima segunda-feira (18) em Itapetininga a distribuição de cestas básicas a 3.430 famílias por meio do Programa Alimento Solidário do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é garantir a segurança alimentar de famílias em extrema carência durante a pandemia da Covid 19 no Estado.

Os critérios de seleção para recebimento foram adotados pelo governo Estadual e atendem famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, selecionadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, inscritas no Cadastro Único e que possuam renda familiar mensal per capta de até R$ 89,00, de acordo com a listagem enviada pelo governo Estadual.

A entrega será feita pela prefeitura nas casas das famílias beneficiadas, medida que atende as recomendações do Governo do Estado de São Paulo para evitar aglomerações.

Para mais informações sobre os beneficiados, a Secretaria da Promoção Social disponibiliza os telefones (15) 3273-2122 e (15) 3273-4186, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Prefeitura de Itapetininga e Forças de Segurança montam “Barreira Sanitária” nas principais entradas da cidade para fiscalizar veículos a partir desta quinta-feira (21) (20/05/2020)

Barreiras Sanitárias serão realizadas nesta quinta (21), sexta (22) e sábado (23) nas três principais entradas de Itapetininga para verificar motoristas que chegam à cidade. Os agentes identificados vão solicitar a parada de veículos e uma unidade móvel de saúde irá realizar o rastreamento clínico, incluindo aferição de temperatura corporal de motoristas e passageiros. 

A operação, realizada pela Prefeitura de Itapetininga, vai envolver a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e equipes de trânsito e saúde. A ação será montada, simultaneamente, nas avenidas Sarutayá, Ciro de Albuquerque e Cinco de Novembro, principais acessos ao município.

Todos os ocupantes de carros com placas de outros municípios terão que passar por uma aferição de temperatura, além de responderem a algumas perguntas sobre o estado clínico. Caso algum sintoma da Covid-19 seja identificado, os ocupantes serão encaminhados ao Hospital de Campanha.

A medida ocorre por conta da antecipação de feriados na capital paulista e tem como objetivo monitorar a vinda ao município de pessoas que venham de outras localidades, uma vez que a recomendação das autoridades de saúde é para manter o isolamento social.

A antecipação dos feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) vale para a capital, após projeto sancionado pelo prefeito Bruno Covas. Em todo o Estado, há a intenção de se adiantar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho) para a próxima segunda-feira, dia 25. O projeto será votado pela Assembleia Legislativa de São Paulo nesta quarta-feira (20).

 

Primeiro dia das Barreiras Sanitárias em Itapetininga em prevenção à Covid 19 registra 1.500 rastreamentos clínicos (22/05/2020)

Para frear o avanço da Covid 19 com o feriado prolongado em São Paulo, a Prefeitura de Itapetininga, numa ação conjunta com a Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e equipes de trânsito e saúde instalou Barreiras Sanitárias, montadas simultaneamente, nas avenidas Sarutayá, Ciro de Albuquerque e Cinco de Novembro, principais acessos ao município.

Todos os ocupantes de carros com placas de outros municípios estão tendo que passar por uma aferição de temperatura, além de responderem a algumas perguntas sobre o estado clínico. Caso algum sintoma da Covid-19 seja identificado, os ocupantes serão encaminhados ao Hospital de Campanha.

Em seus três pontos operação nesta quinta-feira (21), primeiro dia da operação, as barreiras sanitárias registraram 1.500 rastreamentos clínicos com a motoristas e passageiros que passaram por aferição de temperatura e responderam os questionamentos das equipes de saúde. Foram 600 abordagens a veículos de outros municípios. Nenhuma pessoa apresentou alterações clínicas e não houve necessidade de encaminhamentos ao Hospital de Campanha do município.

O objetivo da barreira sanitária é monitorar a vinda ao município de pessoas de outras localidades e seu estado clínico, uma vez que a recomendação das autoridades de saúde é para manter o isolamento social.

 

Drive-Thru da Campanha “Aquece Coração 2020” para doação de cobertores será neste sábado (23) (22/05/2020)

Para maior rapidez e segurança a todos que fizerem sua doação de cobertores, o Fundo Social irá receber doações no sistema drive-thru, aquele em que a pessoa usa o carro para fazer sua entrega. O drive-thru será neste sábado, dia 23, das 11h às 15h, em frente ao Fundo Social de Solidariedade, à Praça Gaspar Ricardo nº 01, na área central, na Antiga Estação Ferroviária.

A doação faz parte da Campanha “Aquece Coração” do Fundo Social de Itapetininga que começou nesta semana.

A proposta da campanha de inverno é, como no ano passado, arrecadar cobertores para doação às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além do drive-thru, para que as pessoas possam fazer suas doações nos demais dias foram distribuídas caixas nos estabelecimentos considerados essenciais.

O Fundo Social de Solidariedade também recebe cobertores de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em sua sede, à Praça Gaspar Ricardo, 01, na área central.

 

Barreiras sanitárias em Itapetininga registram quase 4 mil rastreamentos clínicos em três dias (26/05/2020)

As barreiras sanitárias implantadas em três dos principais acessos a Itapetininga, da última quinta (21) a sábado (23) registraram saldos positivos no monitoramento de veículos vindos de outros municípios à cidade.

Com os sistemas de controle instalados nas avenidas Dr. Ciro Albuquerque, 5 de Novembro e Sarutayá, 3.917 pessoas foram monitoradas com aferição de temperatura e aplicação de questionário, entre motoristas e passageiros. O balanço mostra ainda que 2.446 veículos foram abordados durante as ações nos três pontos.

Não foram constadas alterações clínicas em nenhuma das pessoas monitoradas e não houve necessidade de encaminhamentos ao Hospital de Campanha do município.

Durante sua realização, o monitoramento foi feito em períodos e horários alternados, de acordo com a orientação e experiência da Polícia Rodoviária em operações semelhantes e contou com a integração da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, além da atuação das equipes da secretaria de Saúde do município e secretaria de Trânsito.

Sendo considerada um dos principais destinos de turistas no interior paulista, o objetivo das barreiras sanitárias em Itapetininga foi monitorar a entrada de veículos de outros municípios, principalmente devido ao feriado prolongado decretado na capital do Estado.

 

Drive-thru da Campanha "Aquece Coração" é sucesso e atinge marca de quase 1.000 peças para o Fundo Social de Itapetininga (26/05/2020)

Durante a ação, que durou quatro horas, contou com a participação de toda equipe do Fundo Social de Itapetininga e com o apoio da Guarda Civil Municipal e arrecadou uma média de 1.000 peças, sendo 400 cobertores, foco principal da campanha.

Mais de 100 veículos passaram pelo local, mas como o assunto era ajudar a quem mais precisa, as pessoas usaram a criatividade e seja de moto, bicicleta ou a pé, deram sua contribuição.

Empresários e grupos organizados como a AJIT - Associação dos Jipeiros de Itapetininga e Região também marcaram presença com doações na ação solidária.

A Campanha "Aquece Coração" segue em Itapetininga. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 9 às 3 da tarde, no Fundo Social de Solidariedade, à praça Gaspar Ricardo, 01, na Antiga Estação Ferroviária.

Quem quiser colaborar também pode deixar sua doação numa das 60 caixas distribuídas no comércio essencial e outros pontos da cidade.

 

Testagem rápida para Covid 19 para pacientes sintomáticos é ampliada na cidade(26/05/2020)

A partir da desta terça-feira (26) a Prefeitura de Itapetininga irá ampliar a testagem rápida para pacientes de todas as faixas etárias que apresentem sintomas da Covid 19. O atendimento será feito na Policlínica, localizada à avenida Nisshimbo do Brasil, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas e, após avaliação médica, serão testadas as pessoas que apresentem os seguintes sintomas:

- Falta de ar;

- Dificuldades para respirar;

- Febre;

- Tosse;

- Coriza;

- Fraqueza

- Dor de cabeça.

Todos os pacientes que apresentarem estes sintomas passarão, primeiramente, por uma avaliação médica. De acordo com o prognóstico clínico, os pacientes serão orientados sobre as medidas de isolamento domiciliar.

Os testes rápidos serão aplicados na casa dos pacientes, a partir do oitavo dia do início dos sintomas, período necessário para a produção de anticorpos e detecção do vírus no organismo, conforme protocolo das autoridades de saúde.

Para o atendimento nos fins de semana, os pacientes sintomáticos deverão procurar o Hospital de Campanha, na rua Padre Albuquerque, em frente ao Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, na área central, que funciona 24 horas.

 

Prefeitura de Itapetininga instala sistema Drive-Thru na Policlínica para ampliar vacinação contra H1N1 nesta quinta (28) e sexta (29) (27/05/2020)

A Prefeitura de Itapetininga vai implantar o sistema drive-thru, aquele em que a pessoa é vacinada dentro do carro, para reforçar a campanha de vacinação contra H1N1 no município.

Como já aconteceu anteriormente, o sistema novamente irá funcionar na Policlínica da avenida Nisshimbo do Brasil, na quinta-feira (28) e na sexta (29), das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Serão distribuídas 1.000 senhas para cada um dos dias de drive-thru.

O objetivo é vacinar crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, mulheres que tiveram bebês recentemente, pessoas com deficiência, professores e pessoas com doenças crônicas.

Além do drive-thru, os postos de saúde do município também estarão fazendo a vacinação contra a H1N1 de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, até o momento, a cobertura total do município na vacinação contra a H1N1 está em 72,20%.

 

Onde Procuro Ajuda? Prefeitura de Itapetininga orienta! (02/06/2020)

Se você apresenta sintomas como coriza + febre + falta de ar + fraqueza + dor de cabeça + dificuldades para respirar deve procurar o Pronto Socorro do Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” que fica à rua Padre Albuquerque, 345, centro de Itapetininga.

Para quem apresenta sintomas como tosse + coriza + febre mais de 48 horas devem procurar a Policlínica que fica à avenida Nisshinbo do Brasil.

Para quem apresenta sintomas como tosse + coriza + febre de até 48 horas + grupo de risco também deve procurar a Policlínica que fica à avenida Nisshinbo do Brasil.

Fique Alerta Em Casa caso apresente tosse + coriza + febre de até 48 horas.

Fique Em Casa caso apresente tosse + coriza.

 

Prefeitura de Itapetininga abre novo processo seletivo para contratação de profissionais de saúde(04/06/2020)

Foi publicado na edição 257 do Semanário Oficial do Município de Itapetininga o edital de abertura para processo seletivo para contratação de profissionais da área da saúde.

Ao todo são 17 vagas técnicos de enfermagem, 07 para enfermeiros e 17 para médicos clínicos.

Segundo o edital, a contratação tem como objetivo atender a necessidade temporária de urgência e de excepcional interesse público, de acordo com a necessidade da municipalidade, com contratação de seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis meses, até o prazo máximo de 18 meses.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente nos seguintes endereços eletrônicos:

- Técnico (a) de Enfermagem: chamamentocovid19.tecenfermagem@itapetininga.sp.gov.br

- Enfermeiro (a): chamamentocovid19.enfermeiros@itapetininga.sp.gov.br

- Médicos (a) Clínicos: chamamentocovid19.medicos@itapetininga.sp.gov.br

A Prefeitura de Itapetininga orienta os candidatos a lerem o edital completo publicado na edição 257 do Semanário Oficial antes de efetuarem suas inscrições. As inscrições estarão abertas no período de 04 a 08 de junho.

O processo seletivo terá duas etapas. Na primeira será feita a análise curricular e consiste na entrega dos documentos exigidos. Já na segunda etapa, os candidatos aprovados passarão por entrevista.

As etapas serão realizadas no período de 15 a 18 de junho em local e horário que serão divulgados no Semanário Oficial do Município.

Esta é a segunda vez que a Prefeitura de Itapetininga abre um processo seletivo para profissionais de saúde durante a pandemia da Covid 19. No primeiro processo foram contratados 13 enfermeiros, três médicos e seis técnicos de enfermagem.

 

Policlínica de Itapetininga realiza teste rápido da Covid-19(17/06/2020)

A Policlínica de Itapetininga realiza a coleta de amostras para os testes rápidos para Covid-19, com atendimento “drive thru”, em que a pessoa é atendida dentro de seu veículo. Após passar pelo médico, os pacientes com sintomas podem agendar ou efetivar de imediato o diagnóstico. No caso do teste rápido, o resultado é obtido por meio da análise do sangue do paciente para detectar se o corpo desenvolveu alguma proteção contra o vírus a partir do 8º dia dos sintomas. Antes disso, o resultado pode ser inconclusivo.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os exames são realizados para os pacientes suspeitos de contrair o vírus. A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. A resposta é obtida entre 15 e 30 minutos. Uma das inovações é a implantação do sistema drive thru realizado na porta da Policlínica.

Itapetininga recebeu 3.200 testes rápidos do Ministério da Saúde, mais 250 unidades da Associação Comercial de Itapetininga e outros 200 de empresas da cidade. Embora estejam disponíveis, os exames padrão são feitos pelo Instituto Adolfo Lutz. São realizados diagnósticos que usa material genético do paciente. O exame funciona por meio da coleta de células, com uma espécie de cotonete, do nariz e da faringe do paciente que esteja apresentando sintomas agudos.

 

Onde Procuro Ajuda? Prefeitura de Itapetininga orienta! (19/06/2020)

Se você apresenta sintomas como coriza + febre + falta de ar + fraqueza + dor de cabeça + dificuldades para respirar deve procurar o Pronto Socorro do Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” que fica à rua Padre Albuquerque, 345, centro de Itapetininga.

Para quem apresenta sintomas como tosse + coriza + febre mais de 48 horas devem procurar a Policlínica que fica à avenida Nisshinbo do Brasil.

Para quem apresenta sintomas como tosse + coriza + febre de até 48 horas + grupo de risco também deve procurar a Policlínica que fica à avenida Nisshinbo do Brasil.

Fique Alerta Em Casa caso apresente tosse + coriza + febre de até 48 horas.

Fique Em Casa caso apresente tosse + coriza.

 

Serviço 0800 para orientação contra o Coronavírus continua em atendimento pela Prefeitura de Itapetininga (19/06/2020)

O número é 0800-770-8283. Por esse canal, você que mora em Itapetininga pode tirar dúvidas para atendimento com orientações de prevenção e esclarecimento sobre a Covid 19.

As orientações são passadas por profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas da população.

Fique atento ao horário de funcionamento:

0800-770-8283

de segunda a sexta-feira – das 9h às 17h

 

Prefeitura e iniciativa privada se unem em parceria para nebulização (26/06/2020)

A Prefeitura de Itapetininga, numa parceria com o setor privado, tem realizado em todo o município a nebulização preventiva de vias públicas como medida de controle ao avanço da Covid 19.

A iniciativa, que surge num momento em que todos se unem em ações pela sociedade com medidas de prevenção e no combate ao Coronavírus, tem acontecido diariamente.

Nesta sexta-feira (26) a operação esteve nas ruas do Jardim Marabá e bairros próximos. Ruas do bairro Taboãozinho e da área central passaram pela operação durante a semana e a previsão é que todos os bairros da cidade sejam nebulizados.

O serviço é feito utilizando um trator com bomba que realiza a higienização com uma solução de água com cloro em alta concentração, para criar uma barreira sanitária.

O cronograma elaborado é pela Prefeitura, numa ação conjunta que envolve, muito mais que a prevenção, mas uma parceria solidária pelo bem-estar de toda a população.

 

Prefeitura entrega ampliação e revitalização da UBS na vila Belo Horizonte (26/06/2020)

Uma estrutura totalmente revitalizada e com ampliação da Unidade Básica de Saúde “Dr. Wilson Antunes de Brito”, na vila Belo Horizonte foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (26), em Itapetininga, para as mais de 20 mil pessoas que são atendidas no local.

A unidade, que realiza uma média de 5 mil atendimentos mensais, teve em sua revitalização e ampliação, obras na recepção, administração, sala de espera, banheiros, farmácia, almoxarifado, cozinha, esterilização, consultório para atendimento em grupo, consultórios gerais e consultório ginecológico. O local também recebeu computadores, sistema informatizado, espaço kids para as crianças, e mobílias novas, como em todos os postos de saúde de Itapetininga.

Com especialidades como clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, odontologia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, o posto atende, além da vila Belo Horizonte, moradores de outros sete bairros próximos.

 

Mais de 1200 máscaras são distribuídas na Feira Livre neste domingo (28) (28/06/2020)

Para garantir a segurança e proteção aos consumidores da tradicional Feira Livre da avenida Peixoto Gomide realizada neste domingo (28), na área central de Itapetininga, profissionais da Secretaria da Saúde, Fiscalização de Posturas e Guarda Civil Municipal fizeram uma nova ação de conscientização, orientação e de distribuição de máscaras de proteção a consumidores e feirantes locais.

Ao todo, as equipes da secretaria da saúde distribuíram mais de 1200 máscaras. Os profissionais fizeram ainda, a medição de temperatura dos frequentadores do local. Não foi constatada nenhuma alteração nas aferições.

Simultaneamente, o setor de Fiscalização de Posturas e GCM percorreram toda a extensão da feira verificando o cumprimento das normas de distanciamento entre as barracas, uso do álcool em gel e máscaras. 132 barracas foram vistoriadas e, graças à conscientização dos feirantes, não foram encontradas irregularidades.

A operação preventiva de combate à Covid 19 tem sido realizada desde o início da pandemia em locais com maior fluxo de pessoas, inclusive nas unidades de saúde. Até o momento, mais de 20 mil máscaras de proteção já foram distribuídas em todo município.

 

Ação de distribuição de máscaras é intensificada em Itapetininga e Prefeitura entrega mais de 1000 itens de proteção facial (06/07/2020)

A Prefeitura de Itapetininga tem intensificado a atenção ao uso de máscaras no município.

Como tem acontecido em todos os domingos e em outros dias da semana, neste dia 07 de julho, as equipes da secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal e Fiscalização de Posturas estiveram na mais tradicional feira livre da cidade, à avenida Peixoto Gomide, na área central.

Mais de 1000 equipamentos de proteção foram distribuídos à população, numa ação que integra a saúde, segurança pública e fiscalização às normas sanitárias. Há uma semana, mais de 1200 máscaras já haviam sido entregues aos consumidores que passaram pela feira livre.

Os frequentadores do local também tiveram sua temperatura aferida e não foi constatada nenhuma alteração.

Aproximadamente 160 barracas de feirantes cadastrados foram fiscalizadas. Foram verificados o distanciamento entre os locais de comercialização, o uso de álcool em gel, de máscaras, além das demais medidas sanitárias de combate à Covid 19.

De acordo com o setor de Fiscalização de Posturas, os feirantes e os consumidores têm atendido aos decretos municipal e estadual.

As ações de distribuição de máscaras em Itapetininga têm sido constantes na cidade. A Prefeitura estima que mais de 30 mil equipamentos de proteção já tenham sido entregues em lugares de maior fluxo de pessoas, entidades assistenciais e nas unidades de saúde.

 

Mais de 3 mil doses de vacinas contra H1N1 foram aplicadas em seis pontos de Itapetininga (08/07/2020)

Mais de 3 mil pessoas receberam a vacinação contra H1N1 nos seis pontos de vacinação em Itapetininga. A imunização foi nos sistemas drive-thru e em unidades móveis no último sábado (04).

Drive-thru:

- Policlínica e Paço Municipal

Unidades Móveis:

- Estação Cidadania, Estação 1ª Infância da Vila Belo Horizonte, Bairro e Vila Prado.

Quem passou por um dos sistemas, aprovou. “É muito bom receber a dose da vacina. Cuidamos da nossa saúde e de quem a gente convive”, disse Fátima de Souza Aparecida, que estava acompanhada de dois filhos no sistema drive-thru no Paço Municipal.

Vale salientar que as pessoas que ainda não receberam a vacina, podem procurar um posto de saúde e serem imunizadas.

 

0800 770 8283 orienta população em Itapetininga (08/07/2020)

A Prefeitura de Itapetininga registra uma média de 10 reclamações diárias de ligações feitas para o número 0800 770 8283. Servidores públicos se alternam no atendimento realizado no Paço Municipal.  As equipes fazem a orientação para explicar que a medida é para conter o aumento no número de casos da Covid-19.

Após o telefonema, o relato segue para a Secretaria de Segurança Pública que encaminha para a fiscalização, Guarda Civil Municipal ou órgãos competentes do Estado.

Um Decreto Municipal proíbe a realização de festas, eventos, comemorações e confraternizações em imóveis. Caso seja constatada a irregularidade, o Setor de Fiscalização de Posturas e GCM multam o dono do imóvel em R$ 3.929,01.

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DA PREFEITURA DE ITAPETININGA CONTRA O COVID-19

2240 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2020

R$ 100,76

.
UFM - 2021

R$ 104,70

.
UFM - 2022

R$ 115,87

.
UFM - 2023

R$ 123,36

.
.

Prefeitura Municipal de ITAPETININGA - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.