Saúde - Quarta-feira, 17 de Junho de 2020

Policlínica de Itapetininga realiza teste rápido da Covid-19

A Policlínica de Itapetininga realiza a coleta de amostras para os testes rápidos para Covid-19, com atendimento “drive thru”, em que a pessoa é atendida dentro de seu veículo. Após passar pelo médico, os pacientes com sintomas podem agendar ou efetivar de imediato o diagnóstico. No caso do teste rápido, o resultado é obtido por meio da análise do sangue do paciente para detectar se o corpo desenvolveu alguma proteção contra o vírus a partir do 8º dia dos sintomas. Antes disso, o resultado pode ser inconclusivo.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os exames são realizados para os pacientes suspeitos de contrair o vírus. A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. A resposta é obtida entre 15 e 30 minutos. Uma das inovações é a implantação do sistema drive thru realizado na porta da Policlínica.

Itapetininga recebeu 3.200 testes rápidos do Ministério da Saúde, mais 250 unidades da Associação Comercial de Itapetininga e outros 200 de empresas da cidade. Embora estejam disponíveis, os exames padrão são feitos pelo Instituto Adolfo Lutz. São realizados diagnósticos que usa material genético do paciente. O exame funciona por meio da coleta de células, com uma espécie de cotonete, do nariz e da faringe do paciente que esteja apresentando sintomas agudos.