Itapetininga, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 Telefone (15) 3376-9600

Promoção Social - Quarta-feira, 28 de Abril de 2021

Dia Internacional do Cão-Guia é comemorado em Itapetininga

Dia Internacional do Cão-Guia é comemorado em Itapetininga

Nesta quarta, dia 28, última quarta-feira do mês de abril, é comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia, um grande aliado das pessoas com deficiência visual, e em Itapetininga, o grande homenageado do dia é Marvin, o primeiro e, até o momento, único cão-guia do município.

Há 2 anos sob a tutela do funcionário público municipal Flávio Marcos Rodrigues, deficiente visual desde os três anos de idade devido à uma retinose pigmentar, Marvin é, além de um amigo muito especial, um grande parceiro em um novo mundo de descobertas para Flávio.

E conhecendo Flávio e Marvin fica fácil entender o real significado da famosa expressão “o cão é o melhor amigo do homem”.

Esta é uma amizade que vai, literalmente, muito além do que, nossos olhos podem enxergar. Flávio e o simpático labrador, uma doação do Instituto Magnus, estabeleceram com o tempo, uma relação de cumplicidade e de carinho, essenciais para a adaptação de ambos à nova forma de encarar os desafios diários na rotina de um cego.

Trocar a bengala pelo cão-guia não foi uma tarefa simples para Flávio.

“No início não foi fácil. A gente tem que sair da zona de conforto. Agora é tranquilo. Não tem nem comparação com a bengala”, comenta.

O treinamento de cães-guia é feito em escolas especiais e dura, em média, de 12 a 18 meses, mas pode levar até 2 anos.
Depois de treinados, os cães são capazes de identificar a movimentação do trânsito, encontrar entradas e saídas de diferentes locais, desviar de obstáculos, entre outras habilidades notáveis. E graças à afinidade da dupla, esta agora é a realidade de Flávio e Marvin.

Instituída de forma pioneira pela administração, a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência em Itapetininga tem desenvolvido políticas públicas específicas para esse público.

Nesta data tão simbólica para a inclusão e acesso à mobilidade das pessoas com deficiência visual, questionado ao Flávio sobre qual seria o presente que ele daria ao amigo Marvin. “É o Marvin que me presenteia todos os dias, me levando a lugares que jamais pensei em ir”, destaca emocionado.

#PraCegoVer
#PraTodosVerem
Arte Com a frase 28 de abril – Dia Internacional do Cão-Guia.
Com o logo da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência ao lado do brasão da Prefeitura de Itapetininga, a imagem tem como plano de fundo uma vegetação com a imagem desfocada, tendo como imagem principal, uma pessoa segurando uma bengala com a mão direita e na mão esquerda segura a coleira que está presa a um cão-guia.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 20:23:45