Geral - Terça-feira, 06 de Maio de 2014

Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos começa em Maio

Raiva

Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos começa em Maio

A Coordenadoria do Controle de Zoonoses da Prefeitura de Itapetininga, realizará gratuitamente, a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos no período de 12 de maio a 04 de junho de 2014.

O Objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é interromper a transmissão da raiva na população animal, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano. Trata-se de prevenir a doença nos animais e também nos seres humanos.

A Raiva é uma doença fatal que pode acometer a todos os mamíferos, inclusive o homem.  A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura.

Ao todo, são 104 postos de vacinação distribuídos pelo município, abrangendo a zona urbana e zona rural. A meta é vacinar o maior número possível de cães e gatos, pois somente de 2012 para cá estamos realizando Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos.

Informe-se sobre o local de vacinação mais próximo de sua residência pelo telefone 3273-2567, pelos cartazes distribuídos pela cidade (zonas urbana e rural), no site da Prefeitura Municipal e pelos Canais de Comunicação de Massa ou Mídia em Geral.

Público Alvo: Cães e gatos;

Início: 12/05 – 12 de maio - 2ª feira;

Término: 04/06/2014 – 04 de junho de 2014 - 4ª feira;

Duração: 18 (Dezoito) dias úteis, de Segundas a Sextas – feiras.

Quem deverá ser vacinado?

Todos os cães e gatos a partir de 3 (três) meses de idade, inclusive fêmeas grávidas ou prenhes e em amamentação, ou dando de mamar.

A vacinação é contra-indicada para animais debilitados, fracos ou aparentemente doentes.

RECOMENDAÇÕES/INSTRUÇÕES:

Lembre-se de levar a carteirinha de vacinação do animal;

Os animais deverão ser conduzidos aos locais de vacinação por pessoas que tenham condições de mantê-los adequadamente contidos a fim de evitar acidentes;

Utilizando coleira e guia em boas condições, propiciando contenção segura;

Animais de raças de grande porte e de temperamento mais bravio deverão preferencialmente utilizar focinheira.

Se forem cães Pit Bull, Rotweiller, Mastim Napolitano, ou mestiço dessas raças, os cães devem estar, obrigatoriamente, com focinheira.

Vale lembrar que:

Não forneceremos doses para serem levadas, por isso leve seu animal até o posto de vacinação! A vacinação dos animais será realizada somente nos postos relacionados, não sendo permitida a entrega de doses de vacina aos proprietários para que os mesmos realizem a aplicação domiciliar, conforme determinado pela Comissão Estadual do Programa de Controle da Raiva (Instituto Pasteur - Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo).