Esportes e Recreação - Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021

6 atletas de Itapetininga competem nos Jogos das Paralimpíadas Escolares em São Paulo

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2021 no Anhembi, em São Paulo, deu a largada para a edição de 2021 do evento que conta, ao todo, com 902 atletas de 25 unidades da federação – as exceções são Alagoas e Minas Gerais.

Itapetininga conta com 6 atletas e uma técnica na delegação de São Paulo: Sueli Pereira Soares – Atletismo, Eduardo Bento – Atletismo, Isadora Lorany – Atletismo, Izabella Mineira – Atletismo, Nataxa Costa – Bocha, Noeli Costa - Bocha e Eunice Lima – técnica.

As competições começaram nesta quarta, 24, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A edição deste ano do maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar terá disputas de 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O estado de São Paulo venceu a edição de 2019 e se tornou o maior campeão da competição, com oito títulos (2006, 2009, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019).

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Desde 2016, a competição acontece nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O evento é considerado um grande celeiro de atletas, tendo sido responsável por revelar medalhistas paralímpicos como os velocistas Petrúcio Ferreira, Alan Fonteles, Verônica Hipólito, Washigton Nascimento, o jogador de goalball Leomon Moreno, os nadadores Talisson Glock, Cecília Araújo, Mariana Gesteira, os jogadores de futebol de 5 Tiago Silva e Jardiel Soares.