Saúde - Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021

Arrastão contra Dengue será realizado no próximo fim de semana nas vilas Arruda e Paulo Ayres

O novo Arrastão contra a Dengue na cidade de Itapetininga será realizado nas vilas Arruda e Paulo Ayres no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de novembro. Está previsto um amplo Mutirão de Limpeza. A orientação aos moradores dos dois bairros é para colocar os resíduos nas calçadas no sábado, dia 27, das 7h às 17h, evitando o acúmulo de água em objetos que possam proliferar o mosquito da Dengue.  Caminhões da prefeitura passarão recolhendo os materiais. Nas edições anteriores foram removidas mais de 310 toneladas de rejeitos.

São mais de 70 pessoas trabalhando nas ruas para impedir o surgimento de focos na cidade. Para colaborar com o mutirão da limpeza, a Cooperita também irá percorrer as vias dos bairros para contribuir com a destinação correta dos resíduos, favorecendo a reutilização industrial, diminuindo o volume de resíduos sólidos em aterros e reduzindo os impactos causados no meio ambiente.

O setor de Vigilância Epidemiológica orienta para não manter objetos que facilitem o armazenamento de água. Por isso, a população necessita colaborar no combate ao mosquisto Aedes Aegypti revomendo os objetos do quintal. Neste período, em que o clima oscila com chuvas fortes e clima quente, é importante que os moradores descartem materiais inservíveis que possam acumular água, eliminando assim o surgimento de criadouros.

Nesse sentido, a Vigilância Epidemiológica orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, ralos internos e externos a fim de se evitar a proliferação do vetor.

O Arrastão contra Dengue é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Saúde, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Educação. A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo basta enviar uma foto com o endereço para o canal via whatsapp ItapeMelhor (15) 99815-4635, ou ainda, acionar o SAC 156, sempre de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e esse descarte irregular prevê multa de R$ 1,6 mil.

Serviço:

Mutirão da Limpeza  contra a Dengue

Vilas Paulo Ayres e Arruda

27 e 28 de Novembro (sábado e domingo)

Os resíduos devem ser colocados nas calçadas no sábado, dia 27, das 7h às 17h.