Saúde - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021

Mutirão contra a Dengue retira 147 toneladas de resíduos das vilas Arruda e Paulo Ayres, em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga realizou mais um "Mutirão contra a Dengue" que retirou 147 toneladas de resíduos nas vilas Arruda e Paulo Ayres, neste final de semana. Junto com as atividades anteriores da administração municipal, foram removidas 458 toneladas de materiais. Os moradores receberam orientações sobre a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e dos riscos para a saúde da família.

Durante os dois dias de trabalho nas vilas Arruda e Paulo Ayres, foram visitadas 2.225 casas para eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Desse total, apenas 158 imóveis (7,1%) estavam fechados. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, a organização dos mutirões é o fato de ocorrer justamente em um período de chuva, quando os recipientes que acumulam água tornam-se mais perigosos.

Todo o trabalho visava conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa para combater a proliferação dos mosquitos da dengue. Conforme ainda a Vigilância Epidemiológica, independentemente dos mutirões, os munícipes devem fiscalizar seus imóveis pelo menos uma vez por semana, a fim de prevenir a formação de criadouros do mosquito.

A orientação aos moradores foi para que separassem e colocassem em suas calçadas todos os itens inservíveis que pudessem acumular água. Caminhões da prefeitura passaram nas casas recolhendo os materiais. Foram utilizados quatro caminhões e uma retroescavadeira. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a prioridade é fazer o bloqueio da transmissão.

O Arrastão contra Dengue é uma ação multidisciplinar que envolve dezenas de servidores públicos das pastas da Saúde, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Educação. A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, denunciando áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta enviar uma foto com o endereço para o canal via whatsapp ItapeMelhor (15) 99815-4635, ou ainda, acionar o SAC 156, sempre de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e esse descarte prevê multa de R$ 1,6 mil.