Promoção Social - Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022

Inaugurada a 5ª unidade do Programa Parada Jovem 5

Inaugurada a 5ª unidade do Programa Parada Jovem 5

Em uma cerimônia marcada pela emoção, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (14), o “Parada Jovem 5”, programa da Prefeitura de Itapetininga que oferece cursos e atividades pedagógicas para crianças e jovens de 08 a 17 anos do município. A mais nova unidade fica na vila Nova Itapetininga e está preparada para atender, além de crianças e adolescentes do próprio bairro, participantes das localidades próximas.

Já na entrada, crianças fantasiadas de todas as unidades do “Parada Jovem” entregavam flores artesanais a cada convidado que chegava. O presente foi confeccionado pelos próprios alunos durante as aulas de artesanato, um dos mais de 10 cursos oferecidos gratuitamente nos espaços.

Bons exemplos de excelentes resultados da iniciativa não faltam. Alunos que um dia frequentaram as unidades do Parada Jovem, atualmente se destacam no mercado de trabalho e já aprofundam seus conhecimentos em cursos de nível superior. Jovens como Pedro Henrique, aluno no Campus do Instituto Federal de São Paulo – IFSP; como a Cristiane que cursa Gestão na Fatec, ou ainda, como o Marcelo que trabalha em uma distribuidora de bebidas e a Nicole, colaboradora em uma hamburgueria, representaram dezenas de adolescentes que já traçam novos rumos para suas carreiras graças ao aprendizado e estímulos oferecidos pelo programa.

PROGRAMA PARADA JOVEM

O “Parada Jovem” foi criado em 2018, inicialmente na Vila Arruda, e atende crianças e adolescentes de 08 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social com diversas atividades culturais, esportivas, pedagógicas e recreativas.

Atualmente, cinco polos do programa estão estrategicamente distribuídos na cidade. Com a mais nova unidade, inaugurada na vila Nova Itapetininga, a expectativa é de que, ao todo, aproximadamente 600 jovens sejam atendidos com a proposta de promover a reflexão dos adolescentes em relação às suas escolhas profissionais, mercado de trabalho e escolaridade, além de estimular a participação em atividades artísticas, culturais, esportivas e socioambientais.

Coordenado pela secretaria de Promoção Social, todas as atividades são inteiramente de graça e entre os cursos disponibilizados estão: inglês, música, de orientação profissional, informática, artesanato, teatro, canto, ritmos entre muitos outros.

Para ter mais informações ou se inscrever, os jovens interessados devem procurar a unidade mais próxima do Parada Jovem, levando o RG e CPF (se tiver) e um comprovante de residência. É obrigatória a presença de um maior responsável no ato para assinatura da inscrição.

SERVIÇO:

Programa Parada Jovem

Público – crianças e adolescentes de 08 a 17 anos

Unidades para informações e inscrições:

Parada Jovem I - Rua Itapeva, 395 - Vila Arruda

Parada Jovem II – Rua Aparício Vieira, 470 - Jardim Shangrilá

Parada Jovem III - Abigail Holtz de Moraes, 490 – Vila Mazzei

Parada Jovem IV – CEU das Artes - Rua Francisco Senger, 160– Parque São Bento

Parada Jovem V – Rua Osvaldo Gonçalves da Silva Viana, 30 – Vila Nova Itapetininga (antigo prédio da EMEIF Profª Helena de Oliveira Plens”

Horário – de segunda a sexta (exceto feriados), das 13 às 21 horas

Documentos necessários para inscrições – RG, CPF (se tiver) e comprovante de endereço. É obrigatória a presença de um maior responsável.