Trabalho e Desenvolvimento - Segunda-feira, 06 de Junho de 2022

Itapetininga tem criação de 1.116 novos postos de trabalho, aponta Caged de abril

Todos os setores da economia alavancaram a criação de empregos com carteira assinada nos quatro primeiros meses de 2022 em Itapetininga. O saldo positivo alcançou 1.116 novas vagas de janeiro a abril, conforme dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira, dia 6, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A Indústria e o Serviços  puxaram a aceleração na contratação de mão de obra, de acordo com a fonte  governamental na cidade.

O crescimento de Itapetininga no período foi de 3,11% superou o registrado pelo Brasil (1,89%) e São Paulo (1,73%). A Construção Civil manteve índices “chineses” de crescimento no período ao alcancar 10,45% de expansão e a indústria marçou 4,11%, em comparação com ao período anterior.  Somente no mês de Abril, foram gerados 206 novos postos de trabalho. Neste ano, todos os meses foram positivos.

Por segmento da economia, a Indústria teve o melhor saldo positivo 339 novos postos de trabalho, seguido pelo setor de Serviços com  314 contratações, na sequência ficaram a Agropecuária (228), Construção Civil (155) e  Comércio (80). Na cidade,  37.016 pessoas têm carteira assinada.

Conforme o Caged, o saldo positivo de profissionais mais contratados foram: operário de indústrias  (404); trabalhadores agropecuários e florestais (99); vendedores de comércio (156); pessoal de serviços administrativos (152); técnico de ensino médio (73); profissionais das Ciências e das Artes (71); mecânicos de manutenção (45); técnicos industriais (18).

A Prefeitura de Itapetininga tem colaborado, de forma decisiva, na abertura de novos empregos. A licença de funcionamento e alvarás de construção são emitidos no menor tempo possível, se comparado com outras cidades. Com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) encaminha trabalhadores para as vagas nas empresas. A gestão municipal também investe na qualificação com cursos gratuitos.