Saúde - Terça-feira, 27 de Setembro de 2022

Mutirão contra a dengue retira 45 toneladas no Jardim Santa Inês, em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga realizou “Mutirão contra a Dengue” que retirou 45 toneladas de resíduos inservíveis no Jardim Santa Inês, no sábado, dia 24. Nestes locais, conforme os técnicos da saúde, tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. O próximo mutirão será na Vila Piedade no dia 1º de outubro, sábado.

Foram visitadas 1.218 casas para eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Desse total, 118 imóveis estavam fechados representando 8,8%.  Todo o trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa para combater a dengue. Diversos locais foram nebulizados com inseticidas contra o mosquito da dengue.

Os moradores do bairro receberam orientações sobre a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e sobre os riscos para a saúde da família.

Os técnicos da saúde alertam que os materiais devem ser descartados corretamente, caso contrário o destino é seguir para terrenos baldios e matas ciliar. Isso acarreta ainda maiores problemas para o meio ambiente e a saúde coletiva dificultando ainda mais a resolutividade da situação.

A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, denunciando áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo no Atende Fácil da prefeitura ou da Vila Rio Branco. Pelo telefone, a denúncia pode ser feita pelo telefone 156. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e a multa é de R$ 1,6 mil.