Saúde - Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022

Itapetininga realiza agendamentos noturnos para exames de prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero entre os dias 17 e 21 de outubro

Na próxima semana, entre os dias 17 a 21 de outubro, todos os postos de saúde da área urbana de Itapetininga estarão realizando agendamentos para exames de prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero, em horário excepcional, das 18 às 21 horas.

Na área rural os agendamentos serão feitos de acordo com a rotina de funcionamento de cada unidade.

O agendamento noturno, implementado pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte das atividades alusivas ao “Outubro Rosa” e tem como principal objetivo, ampliar o acesso a exames preventivos como o Papanicolau e Mamografias, de acordo com critérios clínicos, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Desta forma, tanto o exame Papanicolau como a Mamografia respeitarão as faixas etárias preconizadas e critérios definidos pelos órgãos de saúde.

Papanicolau – 25 a 64 anos

Mamografia – 35 a 69 anos (a ser solicitada e agendada posteriormente).

Os rastreamentos devem respeitar os devidos intervalos entre um exame e outro, bem como os critérios de avaliação clínica e antecedentes familiares, conforme protocolos estabelecidos.