Meio Ambiente - Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014

Prefeitura e ‘Programa Melhor Caminho’ entregam melhorias nas Estradas Municipais

Infraestrutura rural

A Prefeitura de Itapetininga em convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entregou trechos de estradas rurais, através da 7ª fase do ‘Programa Melhor Caminho’. Nesta fase foram recuperados 5,3 Km, na Estrada Municipal Alceu Tambelli Fernandes, no bairro Curuçá.

Em evento solene no Paço Municipal, estiveram presentes várias autoridades para a entrega do trecho.

Essa é uma grande conquista para Itapetininga.  Nossa cidade é a terceira maior de todo o estado em extensão territorial (1 795,510 km²) e conta com mais de 4000 mil quilômetros de estradas rurais.

O projeto vai melhorar as condições dos produtores rurais de toda a região, setor de extrema importância para o município. Lembrando que no ano de 2013, a prefeitura já recuperou mais 1200 quilômetros de estradas rurais.

Estradas Rurais e ‘Programa Melhor Caminho’

Este é um programa dedicado à execução de obras em trechos de estradas rurais, para sua recuperação e conservação oferecendo estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários, preservando os recursos naturais – especialmente a água e o solo, reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos da água.

Além disso, reduz os custos dos transportes dos insumos e da produção agrícola, prolonga a vida útil da estrada com redução do custo de sua conservação e oferece transferência de tecnologias de conservação de estradas rurais de terra às administrações municipais por meio de treinamentos.

Já foram recuperados mais de 10.000 km de estradas rurais de terra no estado de São Paulo, promovendo grandes melhorias na qualidade de vida da população das regiões onde é implantado.